sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

UFLA PARTICIPA DA 25ª CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou, entre os dias 2 e 13 de dezembro, da 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), realizada em Madrid, na Espanha. 

No evento, que adotou o slogan "Hora da Ação" (Time for Action), participaram representantes de quase 200 países, totalizando cerca de 29 mil pessoas. Representando a Instituição, o professor do Departamento de Ciências Florestais (DCF) Luis Carvalho mostrou ações que têm sido realizadas em parceira com o Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virginia (Virginia Tech), com objetivo de contribuir com as discussões sobre estratégias para melhorar a capacidade de trabalho de universidades e institutos de pesquisa que possam garantir a qualidade dos dados e do fluxo de informações para embasar ações relacionadas à mitigação de mudanças climáticas nas Américas.


O pesquisador apresentou a UFLA e os trabalhos que são desenvolvidos no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR) referentes à capacitação de recursos humanos para trabalhar em temas relacionados à redução das emissões de gases de efeito estufa. A experiência da Universidade em relação ao monitoramento dos desmatamentos dentro das propriedades rurais também foi o foco do painel "Capacity-building Knowledge to Action Day”, realizado em 6/12.

Para Luis Carvalho, a participação da UFLA na COP 25 como convidada evidencia “o reconhecimento da comunidade internacional quanto à competência da Instituição na realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. ”

A UFLA foi credenciada no evento pela delegação da República Dominicana, por meio da parceria firmada com a Virginia Tech em fevereiro de 2019, que prevê o intercâmbio e a produção de conhecimentos e tecnologias conjuntas nas áreas de economia, manejo e biomestria florestal, pesquisa operacional, inventário florestal e geoprocessamento.

Nenhum comentário: