Pular para o conteúdo principal

LEO SIMÃO APLICA PROGRAMA DE MEDITAÇÃO E SAÚDE MENTAL PARA ROMEU ZEMA E SECRETÁRIOS DO GOVERNO DE MINAS


Engajado na disseminação de seu programa de saúde mental Calma da Mente, o empreendedor serial Leonardo Simão disponibilizou a metodologia exclusiva para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e seus secretários de Estado. O programa foi aplicado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no escritório do governo do Estado localizado na capital, Belo Horizonte. Inédito no Brasil, o Calma da Mente está lastreado no Estoicismo, filosofia milenar, e é uma prática validada pela neurociência e pela programação neurolinguística. A expectativa do empreendedor, que já fundou 24 empresas e decidiu lançar o programa depois de uma experiência de quase morte, é a de impactar 10 milhões de pessoas nos próximos cinco anos.

O programa disponibilizado para o governador e secretariado utiliza uma abordagem científica e pragmática. "Os governantes possuem um dos trabalhos mais importantes da nossa sociedade e o seu equilíbrio emocional impacta diretamente na gestão pública e um melhor atendimento às demandas da população. A Calma da Mente pode ser mais um recurso, entre tantos outros que eles já possuem, para manter-se estáveis para enfrentar os desafios e lidar com as complexas decisões que precisam tomar diariamente", comentou Leo Simão.

O empreendedor ressaltou os benefícios da meditação e do conhecimento dos princípios estóicos para a manutenção da saúde mental. “Temos no nosso cérebro o computador mais poderoso do mundo, com 100 bilhões de microprocessadores que coordenam trilhões de sinapses. A cada segundo, a mente de cada um de nós processa dois milhões de bits de informação, basta nos concentrarmos que o nosso cérebro utiliza sua capacidade para calcular o que for preciso, velocidade, olfato, paladar, distância. A cada inspiração, levamos oxigênio para 37 trilhões de células do corpo e mandamos de volta o gás carbônico, fabricamos hormônios e tudo isso acontece de forma autônoma, sem intervenção humana. Todo esse potencial que carregamos veio sem um manual de instruções, o que faz com que passemos a vida tentando acompanhar o barulho da mente. O que meu programa faz é silenciar esse tumulto e auxiliar para colocar as coisas em ordem”, explicou.

Constituição do programa
Para elaborar o sistema, inédito no Brasil, Leo Simão compilou toda a base de conhecimento que reuniu nas últimas três décadas como empreendedor e estudioso de diversas filosofias e técnicas de meditação e a ancorou nos pilares estóicos. “Esta filosofia de força e resiliência mental vem sendo utilizada desde a Grécia antiga e o Império Romano e validada nos últimos 2300 anos em soldados de elite, atletas de alta performance, times de basquete, futebol, vôlei, empresários no mundo todo, executivos do Vale do Silício, reis, imperadores e alguns dos maiores líderes da história. O que eu fiz foi formatá-la a um método de fácil aplicação no dia a dia das pessoas comuns”, comenta.

A ideia é que as pessoas utilizem o programa como uma qualificação para crescimento na carreira, mas que impacte diretamente em seus relacionamentos e vida pessoal, atenuando a ansiedade, procrastinação e depressão, permitindo aos participantes viver uma vida com mais propósito, prosperidade e paz.

Experiência de quase morte
Foi durante a pandemia inclusive que Leo teve o despertar sobre a importância de priorizar esse aspecto da saúde mental também em sua vida. “Peguei Covid em julho de 2021 e fiquei uma semana na UTI, muito próximo de ser entubado, com 90% do meu pulmão tomado. Esta experiência de olhar a morte nos olhos foi muito impactante. Ao nos depararmos frente a frente com sua inevitabilidade, nossa perspectiva sobre a vida muda completamente. Aos poucos na solidão da UTI, fui entendendo o quanto de tempo havia perdido em minha vida com coisas irrelevantes e sem valor real”, define Simão..

O executivo conseguiu se recuperar do baque sem sequelas físicas, no entanto, mergulhou em uma depressão profunda. “Eu não mais encontrava propósito na minha vida. Sem propósito tudo ficou preto e branco, sem graça, e abriu espaço para uma depressão tomar conta de mim. Esse momento me levou a procurar o melhor caminho para encontrar o meu propósito, passei por vários tipos de treinamentos diferentes, retiros, imersões, mas só consegui chegar perto de encontrar a calma da minha mente e a paz no meu coração que tanto busquei, quando comecei a compartilhar o método que desenvolvi com mais pessoas”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...