Pular para o conteúdo principal

LEO SIMÃO APLICA PROGRAMA DE MEDITAÇÃO E SAÚDE MENTAL PARA ROMEU ZEMA E SECRETÁRIOS DO GOVERNO DE MINAS


Engajado na disseminação de seu programa de saúde mental Calma da Mente, o empreendedor serial Leonardo Simão disponibilizou a metodologia exclusiva para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e seus secretários de Estado. O programa foi aplicado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no escritório do governo do Estado localizado na capital, Belo Horizonte. Inédito no Brasil, o Calma da Mente está lastreado no Estoicismo, filosofia milenar, e é uma prática validada pela neurociência e pela programação neurolinguística. A expectativa do empreendedor, que já fundou 24 empresas e decidiu lançar o programa depois de uma experiência de quase morte, é a de impactar 10 milhões de pessoas nos próximos cinco anos.

O programa disponibilizado para o governador e secretariado utiliza uma abordagem científica e pragmática. "Os governantes possuem um dos trabalhos mais importantes da nossa sociedade e o seu equilíbrio emocional impacta diretamente na gestão pública e um melhor atendimento às demandas da população. A Calma da Mente pode ser mais um recurso, entre tantos outros que eles já possuem, para manter-se estáveis para enfrentar os desafios e lidar com as complexas decisões que precisam tomar diariamente", comentou Leo Simão.

O empreendedor ressaltou os benefícios da meditação e do conhecimento dos princípios estóicos para a manutenção da saúde mental. “Temos no nosso cérebro o computador mais poderoso do mundo, com 100 bilhões de microprocessadores que coordenam trilhões de sinapses. A cada segundo, a mente de cada um de nós processa dois milhões de bits de informação, basta nos concentrarmos que o nosso cérebro utiliza sua capacidade para calcular o que for preciso, velocidade, olfato, paladar, distância. A cada inspiração, levamos oxigênio para 37 trilhões de células do corpo e mandamos de volta o gás carbônico, fabricamos hormônios e tudo isso acontece de forma autônoma, sem intervenção humana. Todo esse potencial que carregamos veio sem um manual de instruções, o que faz com que passemos a vida tentando acompanhar o barulho da mente. O que meu programa faz é silenciar esse tumulto e auxiliar para colocar as coisas em ordem”, explicou.

Constituição do programa
Para elaborar o sistema, inédito no Brasil, Leo Simão compilou toda a base de conhecimento que reuniu nas últimas três décadas como empreendedor e estudioso de diversas filosofias e técnicas de meditação e a ancorou nos pilares estóicos. “Esta filosofia de força e resiliência mental vem sendo utilizada desde a Grécia antiga e o Império Romano e validada nos últimos 2300 anos em soldados de elite, atletas de alta performance, times de basquete, futebol, vôlei, empresários no mundo todo, executivos do Vale do Silício, reis, imperadores e alguns dos maiores líderes da história. O que eu fiz foi formatá-la a um método de fácil aplicação no dia a dia das pessoas comuns”, comenta.

A ideia é que as pessoas utilizem o programa como uma qualificação para crescimento na carreira, mas que impacte diretamente em seus relacionamentos e vida pessoal, atenuando a ansiedade, procrastinação e depressão, permitindo aos participantes viver uma vida com mais propósito, prosperidade e paz.

Experiência de quase morte
Foi durante a pandemia inclusive que Leo teve o despertar sobre a importância de priorizar esse aspecto da saúde mental também em sua vida. “Peguei Covid em julho de 2021 e fiquei uma semana na UTI, muito próximo de ser entubado, com 90% do meu pulmão tomado. Esta experiência de olhar a morte nos olhos foi muito impactante. Ao nos depararmos frente a frente com sua inevitabilidade, nossa perspectiva sobre a vida muda completamente. Aos poucos na solidão da UTI, fui entendendo o quanto de tempo havia perdido em minha vida com coisas irrelevantes e sem valor real”, define Simão..

O executivo conseguiu se recuperar do baque sem sequelas físicas, no entanto, mergulhou em uma depressão profunda. “Eu não mais encontrava propósito na minha vida. Sem propósito tudo ficou preto e branco, sem graça, e abriu espaço para uma depressão tomar conta de mim. Esse momento me levou a procurar o melhor caminho para encontrar o meu propósito, passei por vários tipos de treinamentos diferentes, retiros, imersões, mas só consegui chegar perto de encontrar a calma da minha mente e a paz no meu coração que tanto busquei, quando comecei a compartilhar o método que desenvolvi com mais pessoas”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...