Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL: BH TERÁ RECORDE DE BLOCOS CADASTRADOS E INSCRIÇÕES PARA CORTEJOS


A Prefeitura de Belo Horizonte já iniciou os preparativos para o Carnaval de 2026, reforçando a posição da capital mineira como um dos principais destinos da folia no país, com recorde de blocos cadastrados e previsão de cortejos. Para a festa do próximo ano, 612 blocos de rua se cadastraram para desfilar, cerca de 8% a mais que em 2025, quando houve 568 registros. Do total, 178 se inscreveram para se apresentar pela primeira vez no Carnaval de BH.

A expectativa é que 660 cortejos sejam realizados nas dez regionais durante a programação oficial do Carnaval, entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026. Em relação à edição de 2025, houve aumento de cerca de 6% nos desfiles a serem realizados. O número de cortejos pode oscilar até o período oficial da folia, pois alguns blocos acabam desistindo das apresentações. Em média, há desistência de 20% dos desfiles pré-cadastrados, com base nos anos anteriores.

Os dados obtidos durante o cadastramento são essenciais para que a PBH possa planejar a festa em colaboração com outros órgãos públicos. Essas informações permitem antecipar necessidades relacionadas a desvios de trânsito, serviços de limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Além disso, o cadastramento é um requisito indispensável para que os blocos possam se inscrever no Edital de Auxílio Financeiro, que termina nesta quarta-feira (29).

Assim como nos últimos anos, a Belotur vai promover encontros individualizados com todos os blocos cadastrados para tirar dúvidas, em busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos.

“Mais uma vez, o Carnaval de Belo Horizonte mostra a força da sua cultura e o envolvimento genuíno de quem faz a festa acontecer, que é o povo. O número expressivo de blocos inscritos reflete essa energia coletiva que transforma as ruas em palco de alegria e diversidade. Depois do cadastramento, faremos encontros individuais com cada bloco, momentos de escuta e construção conjunta. Além de alinharmos detalhes operacionais, reforçaremos o convite para que todos se tornem parceiros na construção de uma folia mais sustentável, inclusiva, democrática e segura para todas e todos”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Festa descentralizada
As regionais Centro-Sul e Leste concentram o maior número de cortejos, com 205 e 98 desfiles previstos, respectivamente, seguidas pelas regiões Nordeste (71), Pampulha (74), Noroeste (62) e Hipercentro (51). A presença significativa de blocos também nas regiões Norte (29), Oeste (44), Venda Nova (14) e Barreiro (12) demonstra que a folia está espalhada por todos os cantos da capital, levando a energia do Carnaval para além do Hipercentro e fortalecendo o vínculo da festa com os territórios e comunidades de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...