A Prefeitura de Três Corações, no Sul de Minas, inaugurou na tarde do dia 22, as novas instalações do Programa de Saúde da Família/PSF 1 “Dr.Moacir Rezende”, localizado na Rua 2, nº22, no bairro Cinturão Verde. Inaugurado em 1999, durante a 1ª administração do prefeito Faustinho, em um imóvel alugado, essa unidade do PSF passa agora a funcionar em um prédio próprio, moderno e funcional, construído pela Prefeitura, para melhor atender as 714 famílias e 2.905 pessoas, dos bairros Cinturão Verde, Vila Sueli, Jardim Esperança e Vila São Francisco. Nele irão atuar uma equipe formada por 07 agentes comunitários, 01 técnico em enfermagem, 01 enfermeiro, 01 psicólogo, 01 nutricionista e 01 médico, das 7h às 17h.
A solenidade foi iniciada às 17h30, com o descerramento da placa e o corte da fita simbólica, realizados pelos filhos do saudoso Doutor Moacir Rezende, Cryso e Terezinha. Em seguida o prefeito Faustinho Ximenes (PSDB) fez uso da palavra, quando saudou Moacir Rezende, pessoa lembrada por todos os tricordianos, caridoso e amigo dos menos favorecidos, cuja única missão foi a de servir. “Estamos resgatando o primeiro PSF implantado em nossa cidade e com isso melhorando o seu atendimento. Apesar das dificuldades, a saúde é uma de nossas metas principais e estamos fazendo o melhor para essa comunidade”, afirmou o prefeito. Também se pronunciaram o vice-prefeito Sergio Auad (DEM_, que comentou sobre o papel importante desempenhado por Moacir no seio da comunidade tricordiana, e o ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto Pereira (PDT), que enalteceu o empenho da atual administração municipal, que apesar do momento difícil que assola nossos municípios, está conseguindo realizar obras tão importantes como a inauguração das novas instalações deste PSF.
TRÊS CORAÇÕES ADERE AO PROJETO “CIDADES CULTURAIS” DO MINISTERIO DA CULTURA
O vice-prefeito de TC, Sergio Auad (DEM), participou na terça-feira, 23, em Varginha, do Seminário Nacional de Gestão Pública, promovido pela Associação Brasileira de Municipios (ABM). O evento contou com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que realizou oficialmente na ocasião o lançamento do projeto “Cidades Culturais - Identidades Brasileiras”, que deverá envolver vinte e dois municípios da microrregião do Baixo Sapucai. Durante o encontro, o ministro Juca Ferreira discorreu sobre a importância do projeto na região sulmineira e sobre a política de democratização do acesso à cultura nos pequenos e médios municípios, defendida na sua gestão.
“É de suma importância a valorização da identidade cultural do povo brasileiro para o fortalecimento da nação brasileira, visto que a cultura está ligada intimamente ao desenvolvimento de um país”, concluiu o ministro. O vice-prefeito Sergio Auad afirmou que pela primeira vez Três Corações está inserido num projeto cultural de nível nacional. Andressa Gonçalves e Paulo de Morais da ONG cultural tricordiana ViraMinas, que acabaram de ter um projeto aprovado no Ministério da Cultura, participaram atentamente do seminário, ao lado do diretor de turismo municipal Felipe Branquinho. O evento reuniu prefeitos e representantes, entidades culturais, gestores de cultura e artistas da região.
NHÁ CHICA: SELO PERSONALIZADO MARCA 200 ANOS DA SERVA DE DEUS
As comemorações dos 200 anos do Batismo da Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, incluem o lançamento de um selo personalizado, que será acompanhado de um carimbo comemorativo. Ambos estarão disponíveis para colecionadores, mas também poderão ser usados em agências dos Correios. A cerimônia de lançamento está marcada para sexta-feira, 26, às 14h, na sede da Associação Beneficente Nhá Chic (ABNC). Para o lançamento do selo personalizado, estarão presentes diversas autoridades civis e eclesiásticas, entre bispos, padres, ministros, deputados, secretários de Estado, além de prefeitos e vereadores de toda a região, bem como os benfeitores e colaboradores da ABNC. Também participarão do evento as crianças do Coral Nhá Chica.
Após o lançamento do selo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) poderá também lançar o mesmo selo como comemorativo e distribuí-lo em todo o país. "O carimbo comemorativo será usado por trinta dias na agência dos Correios de Baependi, no Sul de Minas, em todas as correspondências enviadas. Depois ficará por três meses no Rio de Janeiro, para uso de filatelistas de todo o Brasil", destaca a gerente da agência dos Correios em Baependi, Sandra Rosental. O lançamento de peças filatélicas comemorativas e personalizadas é tradição no mundo todo e no Brasil, sendo voltada para divulgar instituições e/ou pessoas que tenham relevância para a história nacional, como é o caso da Serva de Deus Nhá Chica. Esta é apenas uma entre tantas ações que serão realizadas neste ano.
Noticiarama
Nenhum comentário:
Postar um comentário