Pular para o conteúdo principal

SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO EMOCIONA PLATEIA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFJF

Aleksander, no auditório da Faculdade de Direito, falou sobre o horror do Holocausto
Uma plateia atenta e emocionada assistiu o depoimento do polonês Aleksander Henryk Laks, 83 anos, sobrevivente dos campos de concentração nazista. A palestra aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, organizada pela Especialização em Direitos Penais. Com uma memória privilegiada, Aleksander, que diz ser brasileiro nascido na Polônia, relembrou os cinco anos de horror vividos em vários campos de concentração. Ele tinha somente 11 anos quando as forças nazistas invadiram a Polônia. Fome, sede e apenas a ingestão de 200 calorias diárias marcaram esta trajetória de dor e sofrimento.

Em todo momento, Aleksander ressalta que teve como meta da sua vida, a pedido de seu pai, contar a experiência para o maior número de pessoas, para que episódios como o Holocausto nunca mais aconteçam. Entre as muitas passagens marcantes, destacou a morte de um bebê, sufocada por muitas cobertas colocadas para abafar o som de seu choro que poderia revelar aos soldados o esconderijo de sua família e de amigos, e o assassinato de um homem porque havia pedido água a um soldado.

Outro momento marcante foi quando na escola, já no período de dominação nazista, os alunos foram avisados que todos deveriam comparecer no dia seguinte para tirar foto. Seu pai desconfiou do fato e não o deixou ir à aula no dia marcado. Todos os estudantes que compareceram à escola naquele dia foram exterminados. Após o término da palestra, Aleksander atendeu aos presentes autografando seu livro “O Sobrevivente”. Outras informações: (32) 2102-3501 (Faculdade de Direito).
da assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...