![]() |
Gustavo Correa é uma das novas lideranças da política mineira |
Apesar de PTB, PV, PMDB e DEM seguirem na disputa pela primeira secretaria da Assembleia Legislativa, já começa a surgir um consenso entre os parlamentares para que o deputado Dilzon Melo (PTB) ocupe o cargo. Ele vai estar no chapão oficial encabeçado pelo deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que, até o momento, não tem advsersário na corrida pela presidência do Legislativo. Mas as discussões prosseguem até o momento final porque as candidaturas podem ser inscritas até duas horas antes da votação. Os deputados elegem a nova Mesa Diretora logo após tomarem posse em 2 de fevereiro.
Nos bastidores, Dilzon Melo é apontado como o candidato do governo. Uma prova disso é que ele estará no chapão de consenso. Quem quiser disputar com ele terá que lançar candidatura avulsa. Apesar de quatro partidos pleitearem a primeira secretaria, a maior rivalidade está dentro do PTB. O deputado Arlen Santiago (PTB) afirmou que não vai abrir mão de sua candidatura. “Aguardo um gesto de grandeza do Dilzon”, afirmou o deputado, contando com a desistência do colega de legenda. O deputado Dilzon Melo, por sua vez, não revelou nenhuma intenção de desistir do pleito. “ Pretendo estar na chapa oficial, que será resultado de uma ampla discussão com todos os partidos”, afirmou.
Já o deputado Gustavo Corrêa (DEM), vai tentar conseguir o apoio do governador e do senador eleito Aécio Neves (PSDB) para fortalecer sua candidatura. Ele pretende ser uma nova opção entre os governistas. O deputado Inácio Franco, candidato do PV, garantiu a presença da legenda na composição da Mesa, ainda que não seja na primeira secretaria, mas, por enquanto, não cogita abrir mão da disputa. O PT deve assumir a segunda vice-presidência. O nome indicado é do deputado Paulo Guedes. O deputado disse que os petistas ainda não decidiram quem vão apoiar para o cargo de secretário. Paulo Guedes não descartou um acerto com o PMDB, caso as negociações envolvam a formação de um bloco de oposição ao governo do estado.
com Ana Carolina Utsch, do Estado de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário