Comitiva mineira com o embaixador brasileiro na República Tcheca, George Prata, na sede da embaixada, em Praga
|
Uma comitiva especial formada por parlamentares e representantes do poder executivo participa esta semana, de 16 a 23/01, de visita oficial a República Tcheca, país de origem da família do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O objetivo é estabelecer parcerias econômicas e estreitar as relações entre Minas Gerais e o país do Leste europeu, que conta com uma população de aproximadamente 11 milhões de habitantes. A comitiva passará por Praga - capital da República Tcheca, além de cidades da Região da Boêmia do Sul.
Em Praga, a comitiva mineira participa de reunião na embaixada brasileira e no parlamento nacional. “A missão tem como objetivo a troca de experiências e oportunidades de negócios com autoridades locais, incluindo discussões sobre meio ambiente, saúde e cultura, principais áreas de interesse do Governo de Minas na República Tcheca”, ressaltou o líder do PSDB na Assembleia, deputado Lafayette Andrada, que compõe a comitiva.
As lideranças mineiras visitam também o berço do imigrante Jan Nepomuscky Kubitschek (bisavô de Juscelino Kubitschek), a cidade de Trebon, Região da Boêmia do Sul. As relações históricas entre a República Tcheca e o Estado de Minas Gerais se deram através da personalidade do ex-presidente Juscelino Kubitschek, cujo bisavô chegou ao Brasil no ano de 1831 e radicou-se em Diamantina, onde se casou.
A viagem termina em Cesky Krumlov, cidade no sul do país, registrada na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Famosa por seu estilo medieval, a região abriga estações de água. O Governo mineiro tem interesse em conhecer a experiência tcheca no desenvolvimento de projetos sustentáveis e na regulamentação em gestão de águas.
A missão oficial é constituída pelos deputados Lafayette Andrada (PSDB), Tiago Ulisses (PV), Carlos Mosconi (PSDB), Zé Maia (PSDB) e Jairo Lessa (DEM), além de representantes do poder executivo.
Compartilhando experiências - Ainda no primeiro semestre de 2013, está previsto a visita de uma comitiva tcheca ao Brasil. Durante o encontro, que dará continuidade ao processo de aproximação entre autoridades e empresários dos dois países, a comitiva visitará a cidade histórica de Diamantina, berço do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, e o município de São Lourenço, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil.
Comentários