Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA TEM NOVO OUVIDOR


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, empossou hoje, 19 de agosto, no cargo de ouvidor, o desembargador Doorgal Andrada, que integra a 4ª Câmara Criminal. O magistrado foi escolhido para ocupar o cargo na sessão do Órgão Especial de 24 de julho deste ano. Ele vai exercer as funções por um ano e sucede a desembargadora Mariângela Meyer.

Durante a reunião de posse, o presidente Herculano Rodrigues agradeceu à desembargadora pelo trabalho de implantação da Ouvidoria. “Todo início de caminhada tem suas particularidades. Expresso o meu reconhecimento pelo trabalho de implantação”, disse. O presidente também desejou sucesso ao novo ouvidor, pessoa com reconhecida atuação junto à magistratura.

Mariângela Meyer relatou sua satisfação em estar à frente da Ouvidoria em seu primeiro ano de funcionamento, lembrando o fundamental apoio que recebeu da Presidência do TJMG e da equipe de trabalho. “Espero ter correspondido às expectativas. Tenho certeza de que o novo ouvidor dará continuidade ao trabalho com muito talento, engrandecendo ainda mais a Ouvidoria”, afirmou.

Diálogo
Em sua fala, o desembargador Doorgal Andrada disse se sentir honrado em ocupar o cargo, sobretudo sucedendo a desembargadora Mariângela Meyer: “Ela carregou as pedras necessárias para a construção do alicerce da Ouvidoria. Espero agora, com o apoio de todos, dar a minha contribuição para a continuidade e até a ampliação do trabalho”. O novo ouvidor lembrou que a Ouvidoria atende a um anseio da sociedade, desejosa, cada vez mais, de ter um canal para o diálogo com os órgãos públicos.

Na reunião de posse, estiveram presentes, além do presidente Herculano Rodrigues e dos desembargadores Doorgal Andrada e Mariângela Meyer, o 1º vice-presidente do TJMG e superintendente Judiciário, desembargador Almeida Melo, o 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador José Antonino Baía Borges, o 3º vice-presidente e superintendente da Gestão da Inovação do TJMG (Agin), desembargador Manuel Saramago, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage.

Também assistiram à posse o desembargador Nelson Missias de Morais, o juiz Maurício Torres Soares, que representou o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert Carneiro, e os juízes auxiliares da Presidência, Nicolau Lupianhes, Renato César Jardim e Flávia de Vasconcellos Lanari.

Ações
A Ouvidoria do TJMG foi criada em março de 2012, pela Resolução nº 685/2012. Ela é responsável pelo diálogo com os públicos interno e externo e tem caráter informativo, educativo e de orientação social. Sua função é receber sugestões, críticas e dúvidas, bem como divulgar informações e ações desenvolvidas pelo Tribunal.

A criação da Ouvidoria integra o planejamento estratégico do TJMG e atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a transparência na divulgação das atividades do Poder Judiciário. A mesma Resolução determina a existência de um serviço de atendimento aos usuários da Justiça.

A Ouvidoria do TJMG funciona na avenida Álvares Cabral, 200, 4º andar, no Centro, em Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...