Pular para o conteúdo principal

HORA DE RECONSTRUIR

O chefe do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), professor Juliano de Carvalho Cury, do campus de Sete Lagoas, participa até dia 6 de fevereiro da 17ª Operação Antártica.

Cury integra uma equipe enviada pela Comissão de Reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) para implantar um processo de remediação do solo, abaixo de onde estavam instalados os geradores da antiga EACF.

Segundo ele, devido ao vazamento de óleo diesel durante o incêndio em 2012 e provavelmente por causa também de vazamentos crônicos ao longo dos 25 anos de atividade da antiga EACF, o solo do local encontra-se contaminado com hidrocarbonetos. 
 
“O objetivo da equipe é retirar o solo contaminado, adicionar fertilizante para estimular a atividade de bactérias degradadoras dos hidrocarbonetos e retorná-lo ao local implantando-se um sistema de tubulações para aeração e geomembranas, para que o sistema fique isolado do solo ao redor”, explica o pesquisador. O trabalho conta com o apoio da Marinha do Brasil, Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA).

Compõem também a equipe responsável por este trabalho, da esquerda para a direita (na foto), o sargento Jaelson de Melo, o tenente Gustavo Lopes, o cabo Cristiano Pires, o cabo Osvaldo Caetano e o sub-oficial Marcos Aurélio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...