Pular para o conteúdo principal

PARCERIA COM NOKIA RESULTA EM MAIS DE 90 APLICATIVOS PARA WINDOWS PHONE

Em dezembro de 2013, o Inatel, de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, finalizou mais uma série de treinamentos destinados ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone (WP), realizados em parceria com o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). O resultado foi a capacitação de 120 pessoas, dentre estudantes e profissionais do Inatel e da região, e a publicação de mais de 90 aplicativos, grande parte deles classificado com 4 estrelas pelos usuários.

Os treinamentos, que tiveram início em setembro, fizeram parte da primeira etapa de um projeto maior que terá continuidade este ano e que prevê a capacitação de mais 300 desenvolvedores. "Os treinamentos são abertos à comunidade e a intenção é disseminar o conhecimento a respeito do sistema operacional da Microsoft, incentivando a produção de aplicativos nacionais que utilizem a plataforma", explica a coordenadora do projeto, Andrea Pivoto Patta.

Andrea ressalta que na segunda etapa do projeto, além do maior número de vagas, haverá também o apoio a Start Ups que tenham interesse em desenvolver apps para WP, trabalho que será feito em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo do Inatel (NEmp). "O mercado de desenvolvimento de apps está em franca expansão no país, ainda mais com o incentivo da "Lei do Bem", que estipula que os fabricantes de smartphones ofereçam pelo menos 50 apps brasileiros até o final de 2014".
O aplicativo para WP desenvolvido por Adriano Sastre já ultrapassou os 200 mil downloads

Destaques
Alguns desenvolvedores se destacaram durante o treinamento pela repercussão que seus apps alcançaram. O jogo Stay on the Road, criado por Adriano Sastre Vieira, já ultrapassou os 200 mil downloads e rendeu ao seu idealizador a vitória da campanha My App, My Business no mês de novembro 2013.

"Não esperava que o jogo tivesse tamanha aceitação. É impossível saber exatamente o que o mercado quer até lançarmos um aplicativo e termos o feedback dos usuários", revela Adriano, que decidiu participar do treinamento por acreditar no potencial de crescimento do mercado de desenvolvimento de apps.

"Hoje, os smartphones têm poder de processamento comparado a um computador de 10 anos atrás e são muito completos, pois possuem grande número de sensores como bússola, geolocalização, acelerômetro, touchscreen, microfone, etc. Tudo isso, aliado a criatividade dos desenvolvedores, permite criar inúmeras possibilidade de interação com o usuário", afirma.

Mais quatro participantes foram vencedores da campanha My App, My Business, sendo que um deles teve seu aplicativo escolhido para participar do pacote de aplicativos nacionais que a Nokia irá recomendar nos Smartphones da marca. Outro destaque foi o aplicativo desenvolvido pela equipe de colaboradores responsável pelo projeto, SmartProfile, que foi indicado no Blog Link, do Grupo Estadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...