Pular para o conteúdo principal

PROGRAME-SE

Já estão definidas datas, horários e locais dos grandes shows do 27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Destaque para Gilberto Gil, que canta em Sete Lagoas no dia 23 de julho, Divinópolis no dia seguinte, São João del-Rei no dia 26 e Ouro Branco, 27. 

O cantor também ministra a palestra "Variedades dos aspectos políticos e culturais da vida do país" em São João del-Rei no dia 25. Além de Gil, outros grandes nomes da música brasileira se apresentam em pelo menos um dos dez municípios mineiros que recebem o Inverno Cultural entre os dias 19 de julho e 2 de agosto: João Bosco, 14 Bis, Arnaldo Antunes, Otto, Raimundos, José Miguel Wisnik, Tiê e Vander Lee.

Tem, ainda, a Packer Cia. de Dança e o Teatro dos Corsários Inversos. Tem palestras, oficinas, exposições, mostra de vídeo, intervenções, contação de histórias. São mais de 120 oficinas; 70 atividades musicais, entre concertos, recitais e pocket shows; performances poéticas, lançamento de livros, premiação do Concurso de Poesia; palestras e debates teóricos nas sete áreas do festival (Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Especiais, Literatura e Música); mostra de áudio e vídeo; exposições artes plásticas; espetáculos de dança, teatro e circo; Festival de Pop & Rock.

Além das cidades onde a UFSJ tem campi, também fazem parte da festa Barroso, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Conselheiro Lafaiete e Caetanópolis. Em clima de arte, cultura e futebol, dos pés à cabeça.

Futebol, dos pés à cabeça
O 27º Inverno Cultural da UFSJ, em clima de Copa do Mundo, traz como tema “futebol, dos pés à cabeça”. O coordenador do Inverno Cultural, Paulo Henrique Caetano, explica que é papel da Universidade trazer à tona a discussão do futebol enquanto cultura do país. É o futebol enquanto movimento corporal, mas também enquanto elemento para crítica, reflexão.

Não à toa, o futebol está presente em diversos espetáculos do Inverno Cultural. É “Veneno remédio, futebol e canção”, show do José Miguel Wisnik especial para o evento, abrindo espaço para conversas e reflexão sobre o tema. É "Futebol Musical Brasileiro Social Club", show de Pedro Lima, remetendo ao álbum de mesmo nome que teve participação de nomes como Zezé Motta, Neguinho da Beija Flor, Rildo Hora, Roberto Menescal e Nilze Carvalho.

A bola vai rolar nas telas, com Mostra de Vídeo tratando de “Futebol e política”. É oficina que integra futebol, escrita e modernismo. É contação de história, performance poética. É exposição, aliás, exposições, no plural, que falam do esporte bretão.

Multicampi
O Inverno Cultural chega à sua vigésima sétima edição consolidando o caráter multicampi da Universidade Federal de São João del-Rei, explica a reitora Valéria Kemp, que destaca a apresentação de Gilberto Gil nas quatro cidades onde a Federal tem campi e ainda a palestra que fará em São João. Uma vez que a instituição se torna multicampi, explica o vice-reitor Sérgio Cerqueira, é natural expandir não só ensino, mas também pesquisa e extensão.

Confira, abaixo, datas, horários e locais dos grandes shows, e acompanhe as novidades no sitewww.invernocultural.ufsj.edu.br.
19/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Feirinha, Sete Lagoas
14 Bis
20/07, 20h, Praça de Eventos, palco principal, Ouro Branco
José Miguel Wisnik Trio, show “Veneno remédio, futebol e canção”
20/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
14 Bis
21/07, 14h - Auditório do Campus Santo Antônio, São João del-Rei
Palestra "Voos na história da música do 14 Bis", com os músicos do 14 Bis
21/07, 20h - Teatro Municipal, São João del-Rei
José Miguel Wisnik
22/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Feirinha, Sete Lagoas
José Miguel Wisnik
23/07, 20h, Teatro Municipal, São João del-Rei
Pedro Lima, "Futebol Musical Brasileiro Social Club"
23/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Feirinha, Sete Lagoas
Gilberto Gil, show “Giramundo”
24/07, 21h - Palco Inverno Cultural - Rua Pitangui, Divinópolis
Gilberto Gil, show “Giramundo”
24/07, 22h - Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
Otto, show “The Moon 111”
25/07, 18h30, Teatro Municipal, São João del-Rei
Palestra Gilberto Gil, "Variedades dos aspectos políticos e culturais da vida do país"
25/07, 19h - Complexo Usina Gravatá, Divinópolis
Teatro Corsários Inversos - Uma incrível aventura pirata
26/07, 19h, Praça de Eventos, palco principal, Ouro Branco
Packer Cia. de Dança, “Dança: De ti me despeço...”
26/07, 21h, Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
Gilberto Gil, show “Giramundo”
27/07, 21h, Praça de Eventos - palco principal, Ouro Branco
Gilberto Gil, show "Giramundo"
27/07, 21h30, Palco Tamandaré, Largo do Tamandaré, São João del-Rei
João Bosco
31/07, 20h, Teatro do Campus Santo Antônio, São João del-Rei
Tiê
01/08, 20h30 – Palco Inverno Cultural, Parque de Exposições, Barroso
Arnaldo Antunes e Vander Lee
02/8, 16h, Auditório do Campus Santo Antônio, São João del-Rei
Palestra "Financiamento coletivo de projetos culturais", Raimundos
02/08, 21h, Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
Raimundos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.