Pular para o conteúdo principal

AGENTES USAM NOVO LARVICIDA CONTRA A DENGUE

Os agentes de combate a endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), órgão do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Passos, no Sul de Minas, começaram a usar um novo larvicida, o Novaluron, para eliminar os focos de dengue na cidade. O produto foi adquirido pelo governo de Minas Gerais após avaliação do Ministério da Saúde, com aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que o larvicida é de baixa toxicidade, podendo ser usado até em reservatórios de água.

A substituição foi definida após o Ministério da Saúde monitorar a sensibilidade da população aos inseticidas até então utilizados no controle da dengue no país. O estudo apontou a necessidade de troca do antigo produto pelo Novaluron, fabricado pela Bayer, sob recomendação da OMS, através do Programa Internacional de Segurança Química (IPCS).

A ação do larvicida consiste na inibição do crescimento do mosquito Aedes aegypti, levando-o a má formação e esterilidade, caso o ovo consiga eclodir. “Essa forma de ação permite um efetivo controle de larvas, com baixa dosagem, reduzindo dessa forma os riscos de intoxicação e contaminação”, explica a referência técnica em comunicação e mobilização da Vigilância em Saúde de Passos, Gabriel Patrick de Jesus Abreu.

Ainda segundo o técnico, os agentes de combate a endemias foram capacitados pela Secretaria Regional de Saúde e estão preparados para a adoção das novas práticas de combate ao mosquito transmissor da dengue. “Quanto à população, os profissionais da saúde continuam pedindo que se mantenha mobilizada, eliminando de suas casas, apartamentos e outros imóveis os objetos que acumulam água, que atenda os agentes durante as inspeções nas residências e aproveite para tirar possíveis dúvidas. 

“Sabendo que as novas práticas de campo serão diferentes, já que a aplicação do antigo larvicida, o Temephós, era na forma granulada e a utilização do Novaluron será em gotas e só em recipientes com água parada, algumas questões novas podem surgir. Para maiores esclarecimentos, entre em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses pelo telefone (35) 3522-8149 ou diretamente na Rua Gonçalves Dias, 727”, orienta Gabriel Abreu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho