sexta-feira, 19 de setembro de 2014

300 ANOS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG-MG) presta homenagem a São João del-Rei e aos 300 anos da Comarca do Rio das Mortes, antigo Arraial Novo do Rio das Mortes, sábado, dia 20, pelo seu tricentenário. Na oportunidade, será homenageada a Comarca de São João del-Rei, também pelos 300 anos de implantação da Comarca do Rio das Mortes.

A solenidade vai ser aberta pelo vice- presidente do IHG- MG, Gilberto Madeira Peixoto, e conta com a participação de demais integrantes da instituição.

O prefeito professor Helvécio Reis (PT) vai integrar a mesa e, na oportunidade, receberá em nome da cidade, a Medalha Israel Pinheiro à Comarca de São João del-Rei e à cidade de São João del-Rei. Além disso, será feita também a outorga da Medalha Comemorativa dos 70 Anos do Manifesto dos Mineiros ao Prefeito e ao juiz Auro Aparecido Maia de Andrade.

Data e horário: 20 de setembro de 2014, sábado, às 10 horas.
Local: Sede do IHGMG, Rua dos Guajajaras, 1268, Belo Horizonte, MG.Um pouco da história:

Um pouco da história
Em 8 de dezembro de 1713, o arraial alcançou foros de vila com o nome de São João del-Rei. Em 1714, passou a ser a sede da recém-criada Comarca do Rio das Mortes.

A Comarca do Rio das Mortes
A Comarca do Rio das Mortes é uma das três primeiras existentes na capitania das Minas Gerais, sendo instituída em 1714 e tendo como sede a Vila de São João del Rei. Estendia-se pelo centro – sul, a sudoeste da capitania compreendendo os termos de Jacuí, Baependi, Campanha da Princesa, Barbacena, Queluz, Nossa Senhora de Oliveira, São José do Rio das Mortes e Tamanduá.

Nenhum comentário: