sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM NO RIO DAS MORTES BUSCA EVITAR FALTA DE ÁGUA EM BARBACENA

Nos últimos meses, devido à falta de chuva, o nível do Rio das Mortes, principal fonte de captação de água de Barbacena, nas Vertentes, está cada vez mais abaixo do nível. Para evitar que a cidade passe por um racionamento de água, se antecipando aos acontecimentos, o Serviço de Água e Esgoto (SAS) construiu uma barragem no local onde se realiza a captação bruta de água que abastece 80% da cidade. 

A barragem tem mais de 20 metros de extensão e com isso manterá o fluxo água em níveis que possibilitam a captação. Segundo Luís Álvaro Abrantes Campos, diretor do SAS, o serviço foi realizado atendendo solicitação do prefeito Toninho Andrada que, que diante da falta de chuvas, determinou ao SAS que desenvolvesse medidas preventivas para evitar que a cidade sofresse com racionamento de água, conforme vem ocorrendo em muitos municípios brasileiros.

“No local existia uma contenção de pedra, o que não funcionava. “Agora temos uma barragem feita de concreto, com comportas e toda desenvolvida dentro das normas legais exigidas pelos órgãos ambientais”, diz Luís Álvaro. Todo o investimento é fruto de recursos do próprio SAS e a obras estão sendo executadas por servidores da instituição. 

Ainda de acordo o diretor, “com a construção da barragem, a cidade descarta qualquer hipótese de um racionamento mais agravante no abastecimento de água”. Ele informou ainda que uma outra barragem, com o mesmo objetivo, será construída no córrego do Galego, na BR-040, e que corresponde a fonte de captação de água para o abastecimento de 20% da cidade.

Apesar do sucesso da medida encontrada pelo SAS, a Autarquia recomenda que a população não despedisse água, como é uma orientação constante das entidades ambientais e dos órgãos responsáveis pela distribuição de água à população.

Nenhum comentário: