![]() |
Reajuste tarifário terá efeito médio de 13,69% |
No último dia 21, durante a realização de Reunião Pública na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi aprovado o reajuste tarifário da DME Distribuição S.A, de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O novo valor entra em vigor na próxima terça, 28, e será aplicado para as 70 mil unidades consumidoras atendidas pela concessionária, com efeito médio de 13,69%.
O reajuste para os consumidores residenciais será de 10,56%, enquanto para os de baixa tensão será 12,28%. Já para os consumidores de alta tensão, como é o caso das indústrias, o reajuste será de 15,44%. O reajuste acontece anualmente, na data de aniversário do contrato de concessão. Antes da aplicação do reajuste são realizadas rodadas de discussão entre a concessionária e o órgão regulador.
São levados em consideração os custos que a distribuidora teve durante o período, com as atividades de distribuição, transmissão, compra de energia e o pagamento de encargos setoriais. Além disso, sobre a variação desses custos incide o IGP-M e também o Fator X, índice fixado pelo órgão regulador.
Para chegar aos índices aprovados, a Diretoria da Distribuidora propôsà ANEEL, diferimento parcial do reajuste, na ordem de 12,6 milhões. Caso contrário o índice seria superior a 23%.
Comentários