quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

PATRIMÔNIO PÚBLICO: CÃES AUXILIAM NO TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA


Atuar no auxílio e proteção do cidadão e dos bens públicos de Barbacena, nas Vertentes. Assim atua a Guarda Municipal, que em Barbacena foi criada por iniciativa do prefeito Toninho Andrada (PSDB), no seu primeiro mandato à frente do Executivo, através da lei nº 3152, em 12 de abril de 1995. 

E no desempenho do trabalho, a Guarda de Barbacena ganhou, em 2013, o reforço de um canil, com quatro cães. Ao longo do ano passado, os animais passaram a fazer parte do cotidiano da Corporação, com destaque para o cão Zumbi, atração em vários eventos da Prefeitura. 

E a implantação do canil pela Guarda Municipal de Barbacena passou por um trabalho minucioso, que contou cursos de instrutores renomados em todo País, busca por animais com estudo de genética e vindos de canis também reconhecidos nacionalmente, além de parcerias com outros órgãos de segurança, inclusive a Polícia Militar.

O processo de escolha dos animais também foi explicado pelo GM Otaviano. “Para o trabalho policial nós valorizamos algumas situações. Primeiro é o instinto de caça, que é importantíssimo para o nosso trabalho, depois a gente vê se este cão é seguro, que é um animal que vai se comportar em várias situações como se estivesse no lugar onde ele mora, em seguida vamos ver se ele é um cão sociável, porque ele vai estar em vários lugares, entre várias pessoas e em diversas situações, e outra característica muito importante é a identificação com o cão”.

Nenhum comentário: