Pular para o conteúdo principal

NORTE DE MINAS HOMENAGEIA LULA E DARCY RIBEIRO

Em fevereiro de 2002, Lula e José Alencar celebraram em Montes Claros o acordo que os elegeriam presidente e vice-presidente da República


Uma noite de muita cultura reuniu diversas comunidades tradicionais do Norte de Minas Gerais para homenagear o escritor montes-clarense Darcy Ribeiro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. 

Montes Claros é uma cidade marcante na ascensão de Lula ao Palácio do Planalto. Em fevereiro de 2002, Lula e José Alencar celebraram em Montes Claros o acordo que os elegeriam presidente e vice-presidente da República.

Em evento realizado na área de eventos do Ibituruna, Lula foi homenageado com placa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), entidade que congrega os prefeitos do Norte de Minas. 

Na oportunidade, o montes-clarense Darcy Ribeiro, também será homenageado em virtude dos 20 anos de publicação da primeira edição de sua mais importante obra: ‘pensar e explicar O Povo Brasileiro’.

O ex-presidente da República participou do Encontro dos Povos do Gerais, organizado pela Articulação Rosalino dos Povos e Comunidades Tradicionais do Norte de Minas, a N’Glo; Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais e o Pólo Sindical do Norte de Minas, com a participação de gerazeiros, vazanteiros, veredeiros, catingueiros, quilombolas, indígenas, coletadores de flores e sementes do Cerrado e tantos outros segmentos sociais do Norte de Minas. 

Os "geraizeiros", conjunto que engloba quilombolas, indígenas, vazanteiros e outros movimentos estiveram presentes no Encontro dos Povos das Gerais, que também contou com a participação do governador Fernando Pimentel (PT).

Lula abriu seu discurso agradecendo o povo de Minas Gerais, que fez uma "revolução silenciosa, dando a vitória para o Pimentel e para a Dilma e principalmente nesta região que onde a Dilma teve a maior votação do estado".  Em 2006, o ex-presidente foi coroado Imperador dos Catopês.

"Disseram que aqui era uma homenagem pra mim, mas sou eu que tenho que homenagear voces, se não fossem vocês, nós nao teríamos feito a revolução social que foi feita neste país".

O ex-presidente rechaçou a tentativa de golpe e disse: "nós sabemos o significado do golpe, se quiserem ocupar o lugar da presidenta, disputem as eleições e conquistem a maioria dos votos". 

Lula afirmou ainda que governou para provar que "a ascensão do povo brasileiro precisava só de uma oportunidade para acontecer". O ex-presidente lembrou que foi "massacrado por ter criado o bolsa-família, para dar um pouco de dinheiro para as pessoas terem dignidade". Sobre as dificuldades econômicas, Lula afirmou que "esse momento difícil é passageio esse pais é muito grande e vai superar essa dificuldade".

Pimental também ressaltou a diferença do seu governo para os governos anteriores. "O povo das Gerais que está aqui, eu quero dizer: agora o estado é um só. É Minas e é Gerais. E agora vocês tem um governador amigo de vocês". Pimentel reforçou que "é com este povo que eu vou governar até o último dia do mandato e é com vocês que a presidenta Dilma vai governar até o último dia do mandato".

"Hoje é um dia muito emocionante para a família Ribeiro", disse Paulo Ribeiro, filho do escritor Darcy Ribeiro, em homenagem a seu pai. E completou: "presidente Lula, não só os povos dos Gerais, o Brasil está com você".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...