Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO ULYSSES PARTICIPA DA 2ª FASE DO FÓRUM DE GOVERNO TERRITÓRIO SUL DE MINAS

A região tem a 4ª maior densidade demográfica e é a que possui a menor taxa de homicídios de Minas Gerais


Na manhã de sábado, 3, Poços de Caldas, no Sul de Minas, realizou a segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo, recebendo e discutindo as prioridades para a elaboração do Diagnóstico Territorial da região Sul de Minas. 

O deputado Ulysses Gomes (PT) participou do encontro e colaborou com a definição de ações, dialogando com a população, que compareceu em massa.

“Este é um momento importantíssimo para o Sul de Minas. Os Fóruns Regionais de Governo vão auxiliar muito o nosso trabalho pela região. Ninguém melhor que a própria população para direcionar as principais necessidades. São eles que lidam com as questões diariamente”, analisou Ulysses.

Nesta oportunidade, os presentes puderam preencher o Formulário de Diagnóstico Territorial, que é dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura. 

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participa nesta etapa, instalando ouvidorias móveis para recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos oferecidos.

Os relatórios gerados desses encontros irão auxiliar na construção de dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos – e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão as atuações a longo prazo.

O prefeito de Poços de Caldas, Eloisio Lourenço (PT), participou dos debates e afirmou valorizar muito a participação popular que está sendo promovida no governo de Fernando Pimentel (PT). “Foi um dia muito produtivo e muito importante para os caminhos de Poços de Caldas, da região Sul e de todo o Estado. Parabéns a todos que participaram desse exercício de cidadania”, apontou.

O Fórum Regional de Governo – Território Sul reúne 119 municípios, com uma população total de aproximadamente 1.408.825 habitantes. 

O lançamento ocorreu em Pouso Alegre, no dia 24 de setembro, com a presença do governador, e teve recorde de público entre os 17 territórios de desenvolvimento em que Minas Gerais foi dividida. 

A região tem a 4ª maior densidade demográfica e é a que possui a menor taxa de homicídios de Minas Gerais. Na agricultura, o Sul de Minas se destaca pela produção de café e leite, atividades mais tradicionais, e também de batata inglesa.

Os Fóruns Regionais de Governo constituem um modelo de gestão implantado pelo governador Fernando Pimentel, em que reuniões presenciais entre diversos segmentos representantes da região vão contribuir nas ações de governo. O objetivo é descentralizar as decisões e permitir ao povo mineiro também guiar o desenvolvimento de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...