quinta-feira, 28 de abril de 2016

ALDO REBELO RECEBE VISITA TÚMULO DE TANCREDO


São João del-Rei, nas Vertentes, recebeu na última quinta-feira, 21, feriado do Dia de Tiradentes, a visita do ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PCdoB), que passou o dia todo na cidade para homenagear o líder da Inconfidência Mineira e o ex-presidente, Tancredo Neves.

O prefeito Helvécio Reis (PT) recepcionou o ministro no aeroporto e ambos seguiram até o túmulo do ex-presidente, localizado no cemitério da Igreja de São Francisco de Assis.

“É uma honra ter o ministro aqui conosco, celebrando e comemorando este mártir da liberdade e da democracia. E tenho a certeza de que, se Tancredo estivesse vivo, o Brasil não estaria passando por esta situação, pois ele era um homem de reconciliação e que deu a sua própria vida pela liberdade do Brasil”, disse Helvécio Reis.

No local, encontraram também com a filha de Tancredo, Maria do Carmo e, juntos colocaram uma coroa de flores sob o túmulo pelo aniversário de 31 anos de seu falecimento.

“Tenho um grande apreço e respeito pelos construtores da minha pátria. Tiradentes e Tancredo assumiram desafios e deram exemplos, pois defenderam as suas ideias e mantiveram coerência em suas trajetórias”, afirmou o ministro. 

“Estamos em uma terra abençoada, pois temos o líder da redemocratização, que participou efetivamente na construção da história do país. Brasileiros como Tiradentes e Tancredo sempre lutaram por causas coletivas e essa visita do Aldo mostrou que São João del-Rei merece esta homenagem do governo federal”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Leão.


A agenda do ministro foi extensa, já que ele fez questão de conhecer a casa de Bárbara Eliodora, sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fazenda do Pombal, local de nascimento de Tiradentes e também participou da 28º Cavalgada da Inconfidência, juntamente com o coordenador Baldonedo Napoleão.

Durante a solenidade, que teve o hino nacional e do município executados pela Banda Municipal Santa Cecília, o prefeito e ministro fizeram o acendimento da Pira com o fogo simbólico da Inconfidência. 


A visita do ministro se encerrou com uma visita ao 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, onde foi recebido pelo Comandante André Lúcio.

Estiveram também presentes, o prefeito de Ritápolis, Fábio Silva, o presidente da câmara municipal, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, os vereadores Vera Lúcia Alfredo e Stefânio Pires, os secretários municipais Cleudes Barbosa, Marco Faro, Camila Silveira e Merilane Cardoso.

Nenhum comentário: