Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DA UNIFENAS LANÇA OBRA JURÍDICA QUE DISCUTE O DIREITO AMBIENTAL E AGRÁRIO

Denilson Victor Machado Teixeira, professor nos cursos de bacharelado e de pós-graduação em Direito na Universidade de Alfenas (Unifenas), campus de Alfenas e de Campo Belo, ambos no Sul de Minas, tem a segunda edição da obra “Direito Ambiental e Agrário: Lições Preliminares” lançada pela Editora Lumen Juris, do Rio de Janeiro.

A obra enaltece o meio ambiente e o Direito Ambiental e a tutela constitucional.

Aborda também a questão do patrimônio ambiental nacional, a política, os instrumentos e os sistemas estadual e nacional do meio ambiente.

As tutelas administrativa, civil, penal, processual e internacional do meio ambiente, conquanto o Direito Agrário e seus contratos também são temáticas abordadas na obra. 

O prefaciador do livro, Océlio de Jesús Carneiro de Morais, doutor em Direito pela PUC-SP e juiz federal do Trabalho do TRT da 8ª Região destacou a riqueza do trabalho exposto na obra pelo autor.

“Conhecer a temática do livro significa aprender mais sobre a necessidade do aperfeiçoamento da proteção às questões ambientais, possibilidade que proporciona ao leitor ter mais consciência sobre o seu papel em defesa do meio ambiente brasileiro”.

O autor, graduado em Direito pela Unifenas, é pós-doutorando em Democracia e Direitos Humanos pelo IGC/CDH da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC/Portugal). 

Possui doutorado em Direito pela PUC-SP, mestrado em Direito do Estado pela Universidade de Franca (Unifran), especialização em Direito Processual pela PUC Minas. 

Como professor da Unifenas tem destacada experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Obra: Direito Ambiental e Agrário – Lições Preliminares
Publicação: 2ª Ed. – 2016
Páginas: 224
Editora: Lumen Juris
Breve descrição: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (Art. 225, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.) A par de tal marco legal da questão ambiental no Brasil, a obra foi dividida em duas partes: I – Direito Ambiental; II – Direito Agrário. 
com Daniela Rodarte - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...