Pular para o conteúdo principal

PCdoB DEFINE MAIOR PROJETO ELEITORAL EM MINAS

O PCdoB consolidou o maior e mais ousado projeto eleitoral do partido em Minas Gerais. Participará de 66 disputas majoritárias no estado sendo 36 candidaturas a prefeito e 30 a vice. A ousadia dos comunistas também se apresenta nas eleições proporcionais com as candidaturas aos legislativos municipais em mais de 250 cidades

Destaques do projeto eleitoral do PCdoB mineiro é a reeleição do prefeito de Contagem, Carlin Moura, e a candidatura da deputada federal, Jô Moraes, à vice-prefeitura de Belo Horizonte. 

O partido também apresentou as candidaturas do deputado estadual, Celinho do Sinttrocel e do vereador Samuel Gazolla às prefeituras de Coronel Fabriciano e Ubá (ambas cidades com mais de 100 mil habitantes), além de Carlos José Silva, para vice-prefeito de Uberlândia. 

Os comunistas buscarão também as reeleições dos prefeitos Cesinha Samor, em Cataguases; Arguinel Paixão, em Pintópolis; Maurício Barbosa Monteiro, em Chiador; Valdesir Santos Botelho, em Santana do Deserto; Wanderson Fábio de Lima, em Rio Acima e Jimmy Murça, em Jaíba.

Segundo o presidente do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro, diante do cenário de instabilidade política do país, com um golpe em curso e com a possibilidade de mudanças nas regras eleitorais, é muito importante que o partido saia fortalecido das eleições de 2016 e enraizado no estado. 

“O que garante a força e a representação dos trabalhadores neste quadro adverso é o crescimento eleitoral do PCdoB nessas eleições. O PCdoB prepara o seu desenho para que em 2018 possa dar sua contribuição nacional elegendo uma bancada de no mínimo dois deputados federais e garantindo uma bancada representativa na Assembleia Legislativa”, afirma Wadson.

A vitória do projeto eleitoral do PCdoB foi precedida pela presença constante da direção partidária em agendas pelo estado como os encontros macrorregionais e a Caravana 65. 

Outro fator de influência são os mandatos federais e a atuação da bancada estadual. “A vitória eleitoral de 2014 e a conquista do governo do estado tem proporcionado um salto nessa disputa em Minas”, aponta Wadson. 

Ele explica que um partido que se imagina grande e que tem pretensões políticas futuras precisa se enraizar em todo o estado. O dirigente estadual enfatiza que a organização do PCdoB apenas na região metropolitana é insuficiente. 

“O desafio é se organizar no estado – com todas as diferenças características de cada região. Se você vai ao Norte de Minas, ou no Jequitinhonha, irá vivenciar realidades brutalmente diferentes daquelas do Sul de Minas ou do Triângulo Mineiro. Essa diversidade dentro do mesmo estado exige da direção estadual uma compreensão mais aguçada de como organizar o Partido em um estado tão grande, complexo e descentralizado como é Minas Gerais”. 

Polos regionais
O desafio do PCdoB se enraizar no estado foi concretizado sob a perspectiva de polos regionais. No Norte, as prioridades são a eleição de um representante para Câmara de Montes Claros e a reeleição dos prefeitos de Jaíba e Pintópolis.
Na Zona da Mata, região politicamente muito importante no estado, o PCdoB consolidou uma forte chapa proporcional em Juiz de Fora e definiu o apoio à eleição da deputada federal, Margarida Salomão (PT) para Prefeitura. 

O partido também disputa a Prefeitura de Ubá, a reeleição em Cataguases e as eleições proporcionais em Muriaé e Barbacena (cidades com mais de 100 mil habitantes). Somente no último ano o PCdoB recebeu a filiação de 18 vereadores, dois prefeitos e um vice-prefeito na região. 

No Triângulo, os comunistas têm a possibilidade real de eleger vereadores nas duas principais cidades da região: Uberaba e Uberlândia – onde também compõe a chapa majoritária com o vice-prefeito. No Sul, o destaque é a candidatura do Professor Wilson à Prefeitura de Pouso Alegre. 

No Vale do Aço, a meta é eleição do deputado Celinho, a prefeito de Coronel Fabriciano, e de Carlos Vasconcelos, vice-prefeito de Timóteo. 

Os comunistas disputam ainda a Prefeitura de Belo Oriente e trabalham pela reeleição dos três vereadores de Ipatinga. 

Na região do Vale do Rio Doce, o PCdoB compõe a chapa majoritária em Governador Valadares – onde também busca a reeleição da vereadora Rosemary Mafra. Também disputa a vice-prefeitura na cidade de Guanhães.

No Vale do Mucuri, o partido tem pela primeira vez a possibilidade de eleger um vereador para a Câmara de Teófilo Otoni. 

Também apresenta candidaturas às prefeituras de Santa Helena de Minas e Águas Formosas. No Vale do Jequitinhonha, o PCdoB disputa o Legislativo das cidades de Itinga, Capelinha e Araçuaí. 

No Centro-Oeste, os comunistas lutam pela eleição do ex-prefeito de Arcos, Doutor Roberto e também disputam as prefeituras de Bambuí e Japaraíba. 

Já no Noroeste do estado – região na qual o partido tinha uma presença muito tímida – o PCdoB possui candidaturas viáveis para as Câmaras de Unaí e Paracatu.

Para Wadson Ribeiro, o projeto eleitoral apresentado pelo PCdoB reflete a firmeza da direção sobre os princípios, a ideologia e a política do Partido. 

“Como a direção estadual tem muita consciência dessa linha, construímos uma diretiva de ampliar ao máximo o PCdoB. Essas filiações significam criar uma pluralidade maior de ideias, de segmentos sociais e representações. É isso que torna um partido de massa, capaz de influenciar concretamente na vida do estado”. 
por Mariana Viel - do Vermelho Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho