Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS SOCIAIS É TEMA DE EVENTO NA UFLA


A área de Ciências Sociais do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) realiza nos dias 29 e 30 de novembro o evento: "As Ciências Sociais na UFLA: perspectivas e diálogos".

A iniciativa tem por objetivo consolidar as atividades dessa área, inserida no jovem Departamento de Ciências Humanas, no sentido de promover as ações até então realizadas pelos docentes a ela pertencentes.

O evento tem ainda o intuito de somar esforços com vistas à futura criação de um curso específico na instituição.

Considerando suas diferentes áreas de formação e atuação (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), a proposta é discutir sobre suas possibilidades de interlocução e de contribuição com outras áreas do conhecimento já consolidadas na universidade e sua relação com a sociedade brasileira na contemporaneidade.

A programação completa abrangerá minicurso, conferências setoriais e grandes painéis que terão como propósito discutir possibilidades/modalidades de estreitamento da comunicação entre cientistas sociais e a comunidade acadêmica da UFLA.  

Além de docentes das Ciências Sociais do DCH, haverá a participação de especialistas oriundos de outros centros de ensino, pesquisa e extensão de importantes universidades federais de Minas Gerais.

Participarão do evento os professores Juarez Rocha Guimarães, Karenina Vieira Andrade, cientista político e antropóloga da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniela Alves de Alves e Daniela Leandro Rezende, socióloga e cientista política da Universidade Federal de Viçosa, todos vinculados às respectivas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia dos Programas de Pós-Graduação e Graduação de Ciências Sociais das mencionadas universidades. 

O evento terá início na próxima terça-feira, dia 29, às 15h30min, com a oficina “Gênero e Feminismo: teoria e ação política”, que acontecerá na sala 206 do Bloco 3 do DAE/UFLA. 

Às 19h00min, acontecerá a abertura oficial com a presença de autoridades da Ufla e após, a mesa redonda: Ciência, universidade e sociedade brasileira no século XXI: perspectivas e desafios. 

A programação segue na quarta-feira, a partir das 10h00min, com a conferência: “A Antropologia e suas margens”. 

Às 14h00min, acontecerá a conferência: “A Sociologia no Brasil contemporâneo”. E, às 17h00min, outra conferência intitulada: “Marxismo e Ciência Política: do anti-pluralismo ao diálogo crítico”. 

O encerramento será às 19h00min, com a mesa redonda propondo um debate sobre os “Desafios da consolidação das ciências sociais no Brasil”.

Todas as atividades serão abertas à comunidade universitária, bem como à comunidade local, e ocorrerão no Anfiteatro do DCH, salvo a oficina que será realizada na sala do DAE indicada acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.