segunda-feira, 14 de novembro de 2016

QUARTA MAIOR CIDADE DO SUL DE MINAS, PASSOS SE PREPARA RECEBER O SEGUNDO CURSO DE MEDICINA

Os diretores falaram sobre a importância da nova faculdade para a região
Diretores da Faculdade Atenas, que irá instalar um curso de medicina em Passos, no Sul de Minas, se reuniram com o prefeito Ataíde Vilela (PSDB) na tarde da última quinta-feira, 10. 

Na pauta do encontro, a informação de que as questões legais juntos ao Ministério da Educação referentes à implantação da faculdade em Passos estão definidas e devidamente publicadas no Diário Oficial da União (DOU). 

A etapa atual do processo é a definição do local onde irá funcionar a futura escola de medicina, que já tem nome: Faculdade Atenas Passos.

Segundo os diretores, a previsão é de que em 2017 a cidade terá seu segundo curso de medicina em funcionamento – o outro é da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

O vestibular será marcado logo após a escolha da área em que será instalada ou construída a escola – a intenção inicial é alugar um imóvel em condições de abrigar a instituição e, depois, construí-la em terreno próprio.

Estiveram com Ataíde Vilela os diretores e irmãos Hiran Costa Rabelo (diretor geral), Roberto da Costa Rabelo (infraestrutura e estratégia) e Rodrigo Costa Rabelo (desenvolvimento). 

“A nossa ambição é construir uma escola de medicina maravilhosa aqui, em Passos”, afirmou Hiran, “à altura de Passos”, complementou Roberto, após anunciarem ao prefeito que estão prontos para iniciarem os trabalhos no município.

“Vocês podem ficar tranquilos porque a Prefeitura vai continuar oferecendo todo o apoio necessário, principalmente através da Secretaria de Saúde, para o sucesso desse novo curso de medicina que irá ajudar no desenvolvimento de nossa cidade e também da região”, disse Ataíde.

Referindo-se ao curso de medicina da UEMG, que poderia ser visto como concorrente, Roberto Rabelo explica que se trata do contrário: “Na história das escolas de medicina, quando alguém fala que é muito (duas escolas na mesma cidade), eu digo que ainda é pouco, como Ribeirão Preto, que tem quatro escolas de medicina e ainda tem demanda para mais. E o desenvolvimento que traz para a região não é pouco”, afirmou, observando que a atenção básica em saúde será o primeiro setor a receber os benefícios da faculdade.

De acordo com Hiran Rabelo, vencida a etapa burocrática com o Ministério da Educação, a mantenedora da Faculdade Atenas, o Centro Educacional Hyarte, de Paracatu, já iniciou os preparativos para a instalação em Passos. Esse trabalho será feito pela equipe de infraestrutura, dirigida por Roberto Rabelo, que já na quarta-feira iniciava a visita aos locais que poderão abrigar a faculdade.

O diretor geral observou que Passos foi escolhida entre 39 cidades para receber a escola e que o apoio da Prefeitura foi fundamental para essa conquista, desde a assinatura de Ataíde no processo de adesão ao Programa Mais Médicos, que previa também os novos cursos de medicina particulares no país.Hiran, Roberto e Rodrigo são irmãos, de um total de nove, que trabalham juntos no Centro Educacional Hyarte. 

Passos e Sete Lagoas são as primeiras cidades para as quais a instituição se expandiu. O nome Hyarte é a inicial dos nomes dos irmãos e foi criado pela mãe deles, a educadora Lourdes Costa Rabelo, fundadora do grupo. 

O nome Atenas se refere à capital grega, à qual foi comparada Paracatu, por causa de seus filhos notáveis, como o jurista Afonso Arinos.

Nenhum comentário: