Pular para o conteúdo principal

VIRADA SUSTENTÁVEL VARGINHA 2017


Varginha, no Sul de Minas, receberá no primeiro sábado do mês de novembro, 5, o lançamento do maior festival de educação para a sustentabilidade do Brasil. Com diversas atividades gratuitas, a Virada Sustentável Varginha 2017.

Trata-se de  um evento de mobilização e educação para a sustentabilidade que nasceu em São Paulo e envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais.

Com feições de agito cultural, a Virada Sustentável reúne atrações, atividades e debates ligados aos temas da sustentabilidade, realizados simultaneamente em parques e praças públicas, equipamentos culturais, universidades e escolas. Todos gratuitos e abertos ao público.

Varginha é a primeira cidade do Estado de Minas Gerais a ser contemplada pelo projeto que se iniciou na cidade de São Paulo em 2011 e já acontece também em Valinhos no interior paulista. Em outros Estados, o Rio Grande do Sul e o Amazonas já receberam edições.

A Virada Sustentável tem como objetivo promover educação sobre os temas de sustentabilidade para a população de Varginha e região. Além disso, visa estimular parcerias e conexões entre diferentes atores sociais para o desenvolvimento sustentável da região. Ela também tem por finalidade criar uma agenda positiva na cidade para os temas ligados à cultura e ao meio ambiente, de maneira integrada.

Segundo Diego Gazola, coordenador do evento em Varginha, a adesão de empresas, instituições de ensino, ongs e do poder público executivo e legislativo tem sido surpreendente. 

“Atuo na produção da Virada em São Paulo desde quando ainda era uma ideia na cabeça dos idealizadores. Sempre acreditei no potencial de minha cidade natal em receber o evento, agora, após quase um ano de articulações, materializaremos o lançamento do Projeto com atrações locais e outras vindas de fora”, explica Gazola.

O lançamento da Virada Sustentável Varginha 2017 é uma realização da Virada Sustentável e conta com a produção local da Muda de Ideia e Rede Varginha. O GF Supermercados é o principal viabilizador do evento, que conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal, Câmara nos Bairros e Fórum Varginha 2050. Dezenas de outros parceiros também integram a organização do evento.

Clique aqui para conferir a programação e maiores informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...