sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ENTREGA DA MEDALHA DOS GERAIS EM MATIAS CARDOSO

Governador destacou importância do Norte de Minas para a economia mineira e defendeu o "olhar regionalizado" como melhor forma de administrar o estado

Primeiro governador presente à entrega da "Medalha dos Gerais - Maria da Cruz e Matias Cardoso" desde 2011, quando a comenda foi criada, o governador Fernando Pimentel (PT) participou nesta quinta-feira, 8, da solenidade em Matias Cardoso, no Norte de Minas. 

Ao todo, 18 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região foram agraciadas com a medalha, criada pelo decreto nº 45.649 de 18 de julho de 2011. 

Na ocasião, ele também entregou 56 carros para atender escritórios regionais do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Pimentel ressaltou a criação da comenda como forma de dar visibilidade ao trabalho da população do Norte de Minas. 

“Temos de enxergar todas as regiões do estado. E eu gosto muito desta região aqui, porque é daqui que está vindo o melhor exemplo que Minas Gerais pode dar ao Brasil agora. O exemplo do trabalho, da dedicação, do emprenho, da fé do nosso povo. É isso que estamos celebrando quando a gente transfere a capital para Matias Cardoso e celebra aqui o Dia das Gerais”, afirmou.

Segundo o governador, Matias Cardoso foi transformada, por meio do trabalho de sua população, em um “verdadeiro oásis agrícola” e exemplo para a economia brasileira. 

“Matias Cardoso é o segundo maior exportador de limão tahiti do país e já está também trabalhando com a manga. Ou seja, nós estamos mostrando para o país e para o mundo a capacidade de trabalho, a engenhosidade, talento e a dedicação da nossa gente. Então, isso é motivo de orgulho para todos nós, todos os mineiros e para todas as mineiras”, disse.

Na ocasião, a capital do Estado foi simbolicamente transferida de Belo Horizonte para Matias Cardoso, considerado o primeiro povoado do Estado. Nesta data, 8 de dezembro, é comemorado o Dia das Gerais.

Citando a regionalização das políticas pública do governo estadual, Pimentel disse que é preciso “entender as diferenças e diversidades de cada região e suas vocações naturais”. 

“Tivemos aí um longo período de governos que não prestaram muita atenção nisso, que ficaram de costas para o Norte de Minas, que não se dedicaram a entender como o estado funciona”, frisou. O governador destacou a criação, no ano passado, dos Fóruns Regionais de Governo, mecanismo de consulta à população e de administração regionalizada. 

“São organismos de consulta popular para ouvir cada região do estado naquilo que ela tem de mais relevante. Trazer as suas demandas e reivindicações para dentro do governo”, disse.

Pimentel afirmou ainda que o governo continuará sendo parceiro dos municípios e realizando as ações necessárias para que as obras e iniciativas apontadas pela região possam ser realizadas. 

“Às vezes, são obras pequenas, investimentos pequenos, entregas pequenas. Os prefeitos aqui sabem disso, todos aqui sabem disso. Às vezes, um pequeno investimento destrava a economia de uma região inteira. Os prefeitos estavam aqui falando do Projeto Jaíba, da importância de executarmos mais uma etapa no Jaíba, e nós vamos fazer isso, garantindo emprego, renda e produção de riquezas para o Norte do estado”, disse.

Já os 56 veículos do Idene serão distribuídos da seguinte forma: dois para representação (secretário e diretor-geral) e outros 54 para atender Araçuaí (05 veículos), Diamantina (04), Montes Claros (10), Janaúba (07), Januária (08), Jequitinhonha (06), Salinas (06), Teófilo Otoni (06) e Governador Valadares (02).

A área de abrangência do instituto compreende 258 municípios do Norte, Jequitinhonha, Mucuri, parte do Rio Doce, do Noroeste e da região Central, com uma população total de 5 milhões de pessoas.

Comenda
A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas, como reconhecimento cívico do Governo do Estado aos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.


Uma das homenageadas com a Medalha Maria da Cruz, Crispiana Barbosa Lima, parteira de 92 anos, citada por Pimentel em seu discurso, agradeceu a presença do governador na cidade e a indicação de seu nome para a comenda. 

“Em 1952 fiz meu primeiro parto. Aprendi sozinha e já fiz mais de 2 mil partos desde os meus 23 anos. Nunca imaginei ver o governador aqui e me premiar por essa lembrança de vida que tenho”, resumiu.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), reafirmou a importância da presença do governador nessa ocasião como exemplo de reconhecimento das especificidades de Minas. 

“Fernando Pimentel fez questão de comparecer e reafirmar a importância desta região para o nosso estado. Nós temos um estado diverso, plural. Para governar Minas Gerais você precisa compreender as diversidades. Nós afirmamos essa diversidade com a presença do governador nesta solenidade tão importante”, salientou.

Confira a Lista dos Agraciados:
- Herbert José Almeida Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
- Christiane Neves Procópio Malard, Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais
- José Saraiva Felipe, deputado federal
- Odair José da Cunha, Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais
- Gustavo Xavier Ferreira, Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
- Sandra Alves de Santana e Fonseca, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
- Rômulo de Carvalho Ferraz, Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais
- Marcelo Eduardo Freitas, Delegado da Polícia Federal
- Francisco Eduardo Moreira, Secretário de Estado Adjunto de Governo do Estado de Minas Gerais
- Virgínia Kirchmeyer Vieira, Subsecretária de Casa Civil da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais de Minas Gerais
- Marco Antônio Viana Leite, Subsecretário de Assuntos Municipais do Estado de Minas Gerais
- Antonio Alvimar Souza, Vice-Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
- Vanessa do Carmo Diniz, Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais
- Rodrigo Maia de Oliveira, Vereador de Montes Claros
- Maria Leide Ferreira Souza, Diretora da Escola Estadual Dona Cila
- Maria Ribeiro Pires, Advogada
- Senhora Crispiana Barbosa Lima, Dona do Lar
- Vânia Catani, Produtora

Nenhum comentário: