Pular para o conteúdo principal

CIDADANIA: DETENTOS DO PRESÍDIO DE POUSO ALEGRE PRESTAM SERVIÇO À COMUNIDADE

Os homens estão trabalhando na limpeza de ruas e avenidas. Já as mulheres fazem a limpeza e a manutenção de escolas

O juiz José Dimas Rocha Martins Guerra, da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Pouso Alegre, no Sul de Minas, deferiu no último dia 27 de janeiro, pedidos formulados pelo Município relacionados cessões de detentos para prestarem serviços públicos. 

O magistrado decidiu liberar 12 detentos que cumprem pena em regime semiaberto no presídio Pouso Alegre entre 6 e 17 horas em qualquer dia da semana, observada a jornada normal de trabalho não inferior a seis nem superior a oito horas, com descanso nos domingos e feriados.

Os detentos podem prestar os serviços sem vigilância direta de agentes penitenciários, desde que estejam trajando os uniformes utilizados no Presídio, sejam monitorados e fiscalizados pelo setor de inteligência do presídio e com imposição de medidas que evitem a fuga.

O juiz também liberou recuperandas que cumprem penas na Associação de Apoio e Proteção ao Condenado (Apac) de Pouso Alegre. 

Nesse caso, elas devem ser acompanhadas por monitor, e, se possível, uniformizadas pela Apac. Medidas de segurança devem ser tomadas para evitar fugas.

Os locais de trabalho, jornada de trabalho, dentro dos horários estabelecidos, serão definidos após entendimentos entre as unidades prisionais e o Município, assim como, eventuais convênios e demais procedimentos como traslados e alimentações.

As unidades prisionais deverão informar nos autos os dias e horários dedicados ao trabalho para eventuais remições.

Parceria
A prefeitura de Pouso Alegre e a Secretaria de Administração Penitenciária fecharam uma parceria pelo período de 1 ano para que presos trabalhem na limpeza e conservação de ruas e prédios públicos. 

Os homens estão trabalhando na limpeza de ruas e avenidas e lotes abandonados. Já as mulheres fazem a limpeza e a manutenção de escolas, além de prédios públicos. 

Oito detentos começaram a fazer a limpeza das ruas. Como pagamento, eles recebem a remissão da pena. A cada três dias trabalhados, eles reduzem um dia na condenação.

A parceria também se estende a seis detentas da Apac, a Associação de Assistência e Proteção aos Condenados. Elas estão fazendo faxina em prédios públicos, como escolas.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...