Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE GOVERNO PARTICIPA DE ENCONTRO DE PREFEITOS SOBRE CONSÓRCIOS PÚBLICOS

Subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite, foi um dos palestrantes do evento realizado em Boa Esperança

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) participou de encontro com prefeitos e lideranças nessa segunda-feira, 30, no município de Boa Esperança, Território Sul. O secretário de Governo, Odair Cunha, foi representado pelo subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite. O objetivo do evento foi discutir a criação de consórcios de iluminação pública de LED, asfalto, além de fomento do comércio e turismo.

Durante sua palestra, Marco Antônio contextualizou os consórcios públicos no cenário atual, união de dois ou mais municípios para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área de ordem pública. 

“Os consórcios públicos são instrumento de apoio ao desenvolvimento municipal e oportunidade de fomentar o planejamento estratégico regional”, destacou.

Em seguida, o subsecretário comentou sobre legislação, benefícios e vantagens dos consórcios públicos. Marco Antônio também ressaltou a importância dos consórcios multifinalitários, como por exemplo: compras e serviços regionalizados, gestão integrada de resíduos sólidos, saneamento básico, obras públicas, iluminação pública e execução de planos e projetos urbanos.

“É fundamental evitar a formação de novos consórcios para otimizar os gastos com a gestão associada, adaptando o consórcio existente para multifinalitário sempre que possível”. Ele ainda acrescentou que a formação de consórcios deve considerar os interesses e disponibilidades de uma dada região.

Participaram aproximadamente 70 pessoas dos municípios Córrego Fundo, Campo Belo, Baependi, Piumhi, Carmo do Rio Claro, Campos Gerais, Guapé, Belo Horizonte, Santa Luzia, Carmo do Cachoeira, Monte Belo, Santana da Vargem, Cristais, Ilicínea, Campanha, Coqueiral e Guaxupé, além de representantes de Brasília e de municípios do estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.