Pular para o conteúdo principal

OBRA DE PROFESSOR DA UNIFAL ABORDA BELEZA COMO TRANSCENDENTAL DO SER

Paulo César de Oliveira lança “Tarde te amei” pela editora Scortecci

“Tarde te amei” é o título da obra de autoria do professor Paulo César de Oliveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acaba de ser lançada pela editora Scortecci.

Conforme o professor Paulo César, o livro é uma abordagem da beleza como um transcendental do ser. “O belo é a primeira coisa que vemos em um objeto”, resume. 

“A beleza não está em nós, na nossa percepção, mas é uma propriedade inerente a tudo o que existe. Somente depois verificamos a verdade e bondade ou não deste objeto. Aquilo que para a Filosofia é beleza, para a Teologia é a glória divina”, acrescenta.

A ideia de publicar este livro partiu de conversas com colegas, as quais levaram o professor a avaliar a possibilidade de passar para o papel algumas reflexões. 

“Na verdade, é isso que fica, uma vez que aquilo que é apenas dito corre o risco de se perder com mais facilidade”, enfatiza, esclarecendo que o texto é resultado de estudos desenvolvidos no passado e que, agora, foram revistos e atualizados.

Na apresentação da obra, que pode ser encontrada nas livrarias Cultura, Martins Fontes, Scortecci ou mesmo com o autor, a editora salienta a temática abordada, voltada para a manifestação e esplendor originário do ser. 

“Foi Felipe ‘II Cancelliere’ (1160-1236), no século XIII, quem inseriu a beleza entre os transcendentais. Desse modo, por volta do ano 1270, a beleza era totalmente citada entre os transcendentais, mesmo que fosse em diversos modos. Os transcendentais não só se referem ao ser criado, mas também ao Ser Divino. Essa doutrina não deixa de levantar algumas questões. Como afirmar que tudo o que existe seja verdadeiro, bom e belo? E a mentira, o ódio, a crueldade, as catástrofes naturais? A experiência da beleza incorpora, paradoxalmente, a negatividade do mundo e a ultrapassa!”

Compartilhando a satisfação por concluir a obra, professor Paulo César, que é doutor e mestre em Filosofia e também mestre em Teologia, salientou a contribuição que o livro poderá trazer aos leitores. 

“Fiquei feliz com o projeto editorial, com a capa e espero que quem gostar de Metafísica, Teologia e Filosofia, possa encontrar uma fundamentação teórica para abordar a questão da beleza e da estética”, destacou.  

Ainda não há previsão de lançamento na universidade, mas o autor pretende organizar em breve uma divulgação para a comunidade acadêmica.

por Ana Carolina Araújo - da assessoria UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...