quinta-feira, 25 de maio de 2017

EDUCAÇÃO: PREFEITURA DE TRÊS CORAÇÕES FAZ DOAÇÃO DE IMÓVEL PARA O IFSULDEMINAS

O prédio da antiga fábrica Atalaia pertencerá ao Campus Avançado Três Corações

Representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e da Prefeitura de Três Corações se reuniram, no último dia 17, para assinatura do termo de posse da doação da antiga fábrica de calçados Atalaia, que passa a pertencer ao Campus Avançado Três Corações, no Sul de Minas. 

A solenidade foi realizada no antigo prédio da fábrica, onde compareceram o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula, e o prefeito da cidade, Cláudio Pereira (PMDB). O documento de doação foi assinado pelos três.

O chefe do Executivo explicou que o termo será definitivo após a prefeitura efetuar a quitação de pagamento das parcelas da compra do imóvel.

“Me chamaram de doido quando eu estava comprando um terreno que poderia ser da prefeitura e doando pra o Governo Federal. Mas a educação não tem preço. O que eu puder investir na educação e na formação do jovem, eu vou fazer. Esso é o maior ato de investimento que eu faço nos oito anos da minha gestão, educação e de qualidade! Ao Instituto Federal do Sul de Minas, muito obrigado!”, declarou durante o ato de assinatura.

Para o reitor Marcelo Bregagnoli, “a maior justificativa da existência institucional de uma unidade pública de educação e dos recursos ali investidos são seus indicadores e ações prestadas à comunidade". 

"O Campus Avançado Três Corações, em três anos de existência física, já justifica com honras e méritos o investimento do recurso dos contribuintes, com participação efetiva e dinâmica de servidores docentes e técnicos administrativos, orquestrados por uma equipe de gestão séria, comprometida e com vista ao bem público e de sua comunidade interna. A aquisição de um espaço para a construção de um complexo esportivo, laboratorial e auditório marca o excelente trabalho desenvolvido, sempre com apoio e cooperação incondicional da Reitoria. Há de se destacar a visão progressista do prefeito Cláudio, que adquiriu o imóvel para que a sociedade tricordiana e de toda região possa ter acesso a mais educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva ofertada pelo IFSULDEMINAS”, afirmou.

Também participaram da cerimônia os diretores-gerais do Campus Inconfidentes, Miguel Angel Toledo, e do Campus Pouso Alegre, Marcelo Botazzini. Representando o município de Três Corações, estavam o secretário de Governo, Ulisses Ferreira Pinto, o secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Altair Gustavo Rocha Nogueira, o procurador municipal, Rondinelle Matias da Silva, o procurador adjunto, Marco Aurélio Chauke, o comandante da Polícia Militar Tenente Coronel Juliano Santana da Silva, além dos estudantes e servidores do campus.

Sobre o terreno
Com uma área de 7.501,25 metros quadrados, o terreno comprado pela prefeitura e doado ao IFSULDEMINAS passará a ser uma das unidades do Campus Avançado Três Corações. 


Em um primeiro momento, será realizada uma limpeza no local e, posteriormente, o imóvel ficará fechado até o início das obras de reforma, previstas para serem iniciadas dentro de três ou quatro meses. A estimativa de investimento gira em torno de R$1,5 milhão.

O projeto está sendo desenvolvido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e equipe da prefeitura. A proposta é criar um ambiente funcional, acessível e capaz de receber atividades culturais, esportivas, de ensino, pesquisa e extensão. 

Além de um ginásio poliesportivo, haverá espaço para um laboratório de mecânica, salas de aulas, laboratórios multidisciplinares, área verde, espaço para restaurante, empresas júniores e outras ações que se fizerem necessárias.

De acordo com o diretor-geral do campus, Francisco Vitor de Paula, “a aquisição do imóvel é um marco histórico, pois vai possibilitar a criação de um espaço adequado para desenvolvimento de atividades esportivas e culturais aos nossos alunos. Com relação ao aspecto pedagógico, será construído um complexo de laboratórios com ênfase no curso de Técnico em Mecânica. Ampliaremos o número de salas de aulas, além de restaurante estudantil e áreas de convivência para a comunidade escolar", explicou o professor.

Histórico
No final de 2015, o reitor Marcelo Bregagnoli e o diretor Francisco Vitor de Paula procuraram a Prefeitura Municipal com objetivo de dar utilidade pública ao prédio da antiga fábrica de coturnos Atalaia. 

A área estava abandonada e se tornou ponto de uso de drogas, prostituição e roubos. A gestão municipal prontamente concordou e disponibilizou todos os esforços possíveis para conseguir adquirir a área, que estava sob júdice devido à falência da fábrica. 

Foram várias reuniões e audiências até se concretizar a doação. O valor pago pela prefeitura foi próximo a R$ 2 milhões.

O Campus Avançado Três Corações funciona nas dependências do antigo Colégio de Aplicação da Unincor. Possui cerca de 350 alunos. Após a construção da nova unidade, a expectativa é que o número seja duplicado. 

A conquista resultará em grande impulso nas esferas educacional e econômica da cidade, por meio da inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

com assessoria

Nenhum comentário: