Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: PREFEITURA DE TRÊS CORAÇÕES FAZ DOAÇÃO DE IMÓVEL PARA O IFSULDEMINAS

O prédio da antiga fábrica Atalaia pertencerá ao Campus Avançado Três Corações

Representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e da Prefeitura de Três Corações se reuniram, no último dia 17, para assinatura do termo de posse da doação da antiga fábrica de calçados Atalaia, que passa a pertencer ao Campus Avançado Três Corações, no Sul de Minas. 

A solenidade foi realizada no antigo prédio da fábrica, onde compareceram o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula, e o prefeito da cidade, Cláudio Pereira (PMDB). O documento de doação foi assinado pelos três.

O chefe do Executivo explicou que o termo será definitivo após a prefeitura efetuar a quitação de pagamento das parcelas da compra do imóvel.

“Me chamaram de doido quando eu estava comprando um terreno que poderia ser da prefeitura e doando pra o Governo Federal. Mas a educação não tem preço. O que eu puder investir na educação e na formação do jovem, eu vou fazer. Esso é o maior ato de investimento que eu faço nos oito anos da minha gestão, educação e de qualidade! Ao Instituto Federal do Sul de Minas, muito obrigado!”, declarou durante o ato de assinatura.

Para o reitor Marcelo Bregagnoli, “a maior justificativa da existência institucional de uma unidade pública de educação e dos recursos ali investidos são seus indicadores e ações prestadas à comunidade". 

"O Campus Avançado Três Corações, em três anos de existência física, já justifica com honras e méritos o investimento do recurso dos contribuintes, com participação efetiva e dinâmica de servidores docentes e técnicos administrativos, orquestrados por uma equipe de gestão séria, comprometida e com vista ao bem público e de sua comunidade interna. A aquisição de um espaço para a construção de um complexo esportivo, laboratorial e auditório marca o excelente trabalho desenvolvido, sempre com apoio e cooperação incondicional da Reitoria. Há de se destacar a visão progressista do prefeito Cláudio, que adquiriu o imóvel para que a sociedade tricordiana e de toda região possa ter acesso a mais educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva ofertada pelo IFSULDEMINAS”, afirmou.

Também participaram da cerimônia os diretores-gerais do Campus Inconfidentes, Miguel Angel Toledo, e do Campus Pouso Alegre, Marcelo Botazzini. Representando o município de Três Corações, estavam o secretário de Governo, Ulisses Ferreira Pinto, o secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Altair Gustavo Rocha Nogueira, o procurador municipal, Rondinelle Matias da Silva, o procurador adjunto, Marco Aurélio Chauke, o comandante da Polícia Militar Tenente Coronel Juliano Santana da Silva, além dos estudantes e servidores do campus.

Sobre o terreno
Com uma área de 7.501,25 metros quadrados, o terreno comprado pela prefeitura e doado ao IFSULDEMINAS passará a ser uma das unidades do Campus Avançado Três Corações. 


Em um primeiro momento, será realizada uma limpeza no local e, posteriormente, o imóvel ficará fechado até o início das obras de reforma, previstas para serem iniciadas dentro de três ou quatro meses. A estimativa de investimento gira em torno de R$1,5 milhão.

O projeto está sendo desenvolvido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e equipe da prefeitura. A proposta é criar um ambiente funcional, acessível e capaz de receber atividades culturais, esportivas, de ensino, pesquisa e extensão. 

Além de um ginásio poliesportivo, haverá espaço para um laboratório de mecânica, salas de aulas, laboratórios multidisciplinares, área verde, espaço para restaurante, empresas júniores e outras ações que se fizerem necessárias.

De acordo com o diretor-geral do campus, Francisco Vitor de Paula, “a aquisição do imóvel é um marco histórico, pois vai possibilitar a criação de um espaço adequado para desenvolvimento de atividades esportivas e culturais aos nossos alunos. Com relação ao aspecto pedagógico, será construído um complexo de laboratórios com ênfase no curso de Técnico em Mecânica. Ampliaremos o número de salas de aulas, além de restaurante estudantil e áreas de convivência para a comunidade escolar", explicou o professor.

Histórico
No final de 2015, o reitor Marcelo Bregagnoli e o diretor Francisco Vitor de Paula procuraram a Prefeitura Municipal com objetivo de dar utilidade pública ao prédio da antiga fábrica de coturnos Atalaia. 

A área estava abandonada e se tornou ponto de uso de drogas, prostituição e roubos. A gestão municipal prontamente concordou e disponibilizou todos os esforços possíveis para conseguir adquirir a área, que estava sob júdice devido à falência da fábrica. 

Foram várias reuniões e audiências até se concretizar a doação. O valor pago pela prefeitura foi próximo a R$ 2 milhões.

O Campus Avançado Três Corações funciona nas dependências do antigo Colégio de Aplicação da Unincor. Possui cerca de 350 alunos. Após a construção da nova unidade, a expectativa é que o número seja duplicado. 

A conquista resultará em grande impulso nas esferas educacional e econômica da cidade, por meio da inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...