Pular para o conteúdo principal

SJDR TEM CERCA DE 4 MIL CÃES ABANDONADOS


Cerca de 3 mil a 4 mil cães estão abandonados nas ruas de São João Del-Rei, nas Vertentes. A estimativa é do coordenador de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Valdisnei Lopes. No total, existem 13 mil cães na cidade.

Ele disse que a prefeitura tem canil alugado para cães considerados agressivos, como pitbull e rottweiler. E alerta: quem abandona os animais pode ser punido com multa ou detenção de 6 meses a 1 ano. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (32) 3373-0295.

Vacinação
Em junho, em data ainda a ser marcada, a Coordenadoria de Zoonoses vai realizar a vacinação antirrábica em todo o município. Em breve, será anunciada a programação dos bairros a serem beneficiados.

Quanto a animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas, o coordenador pede aos proprietários para murar e limpar seus lotes para reduzir ao máximo a incidência. “Se uma pessoa for picada tem de correr e tomar soro na UPA”.

Essa coordenadoria municipal cuida também da incidência de morcegos. Valdisnei faz um apelo à população para tomar cuidado ao encontrar morcego na rua e acionar imediatamente o setor, já que provoca a raiva.

 Quanta a macacos, ele tranquiliza: “Não são transmissores de doenças. Recolhemos o macaco morto, caso aconteça, que é encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, em Belo Horizonte”.

A Coordenadoria de Zoonoses não faz atendimento veterinário em suas instalações: “A gente monitora os animais que possam estar com alguma doença transmissível ao ser humano”, finalizou.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.