segunda-feira, 17 de julho de 2017

AEROPORTO INTERNACIONAL EM POUSO ALEGRE DESPERTA INTERESSE DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO


A construção do Aeroporto Internacional em Pouso Alegre, no Sul de Minas, está sendo o assunto de maior repercussão entre as administrações municipais do Sul de Minas. Tudo por conta do impacto econômico que o empreendimento proporcionará à região.

Várias são as prefeituras que consultam o setor de Projetos Especiais da Prefeitura de Pouso Alegre, desejosas de conhecer detalhes do empreendimento e do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que foi apresentado à Secretaria de Aviação Civil (SAC) e teve o seu acolhimento sem qualquer restrição.

Exemplo disso foi a visita que fez ao prefeito Rafael Simões (PSDB), no último dia 11, o seu colega da cidade de Machado, Julbert Morais (PMDB), que acompanhado de assessores e empresários discorreu sobre o interesse que tem o seu município em integrar a campanha pela construção do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre.


O prefeito Julbert Morais revelou que em seu município já descortina a vocação industrial. Esta vem associada à forte agricultura que tem como carro chefe a produção de café de qualidade superior, tipo exportação. 

Por si só, esses argumentos refletem o interesse que tem o município em juntar-se aos demais que apóiam a construção do Aeroporto Internacional em Pouso Alegre.

Ele informou que o município já dispõe de um Distrito Industrial e que está prestes a acolher uma grande indústria beneficiadora de café, estando os investidores preocupados com o escoamento dos seus produtos para os mercados consumidores internacionais. 

Ele vê no Aeroporto Internacional de Pouso Alegre a solução para o escoamento da produção industrial da região Sul Mineira.

Esse interesse é crescente e outros municípios com produção industrial arrojada e dependentes de importação de matéria prima e exportação dos produtos robustecem a corrente pró-aeroporto, revela o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões. 

São exemplos disso os que compõem a área tecnológica e estão empenhados no incremento das exportações que geram riquezas, postos de trabalho e rendas, complementa.

Acrescenta a esses fatores positivos a rica produção agrícola do Sul de Minas. Municípios produtores de hortifrutis, principalmente aqueles vocacionados à cultura do morango, por ser este um fruto sensível e facilmente perecível, muito ganhariam com a evolução da logística de escoamento do produto in natura.

“Além do mais, o anúncio da vinda de novos centros de distribuição para Pouso Alegre e a liberação do Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Porto Seco), além do posicionamento geográfico privilegiado do município que está entre os principais centros consumidores do país no sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – acenam favoravelmente para a consolidação do Aeroporto Internacional”, defende o prefeito. 

Sem restrição da SAC
A intenção de retomar o projeto do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre foi revelada no final de junho, quando o secretário de Desenvolvimento Econômico Dino Francescato esteve na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília. 

O órgão, vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, acolheu sem qualquer restrição o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) elaborado pela Prefeitura de Pouso Alegre.

O procedimento estabelece normas para convocação de empresários interessados em realizar os estudos que possam subsidiar a confecção de edital de concorrência pública para sua concessão. 

Caberá aos interessados fazer os levantamentos de mercado, com avaliação de demanda e receitas previstas; de engenharia, prevendo um novo local para o aeroporto e a construção de uma ligação com a BR-381; impactos sócio-ambientais; avaliação econômico-financeira e aspectos jurídicos. 

Todos os custos decorrentes dos levantamentos correrão por conta dos empresários que se credenciarem para a realização dos estudos.

com assessoria

Nenhum comentário: