Pular para o conteúdo principal

BARBACENA REALIZA PROCEDIMENTO PIONEIRO EM PACIENTE COM SUSPEITA DE FEBRE AMARELA


Barbacena, nas Vertentes, deu um passo importante, no último dia 1º, na luta contra o vírus da febre amarela, que tem alto índice de mortalidade, através de um procedimento pioneiro realizado em paciente internado com suspeita: a plasmaferese. Depois da capital, é o primeiro local, em Minas Gerais, a realizar o trabalho. 

A plasmaferese é um procedimento extracorpóreo, em que a máquina é usada para separar o plasma do sangue por centrifugação ou filtração, e pode ser usada em patologias graves, como na insuficiência hepática da febre amarela.

A premissa da iniciativa é que, com a remoção de certas substâncias patológicas do plasma, haverá redução do dano adicional e pode permitir a reversão do processo patológico. ''É uma tentativa de reduzir a mortalidade de uma doença tão grave e letal'', afirmou o secretário municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa. ''Entretanto, por ser uma doença tão grave, é importante que a população a evite através da vacinação''. 


O secretário José Orleans esteve no Hospital Regional, para acompanhar os preparativos para o procedimento, que também teve a presença do  subsecretário de Estado de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, juntamente com as equipes médicas e de enfermagem.

Aeronáutica abre 15 leitos para receber pacientes - Por meio de articulações entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Esquadrão de Saúde da Aeronáutica, o Hospital da Epcar recebeu nesta segunda-feira, 5,  os primeiros pacientes de Clínica Médica de baixa complexidade, disponibilizando 15 leitos para auxiliar no combate à febre amarela. 

As negociações envolveram a comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena, tenente coronel Jacqueline; o comandante da Epcar, brigadeiro Moura; o diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão, brigadeiro Apolinário; o chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena, tenente coronel Bruno; o chefe da Clínica Médica, tenente médico Marcelo; os majores Carlos e Horta, do Laboratório e Farmácia; a tenente Lidiane, chefe de Enfermagem; e o major Médico André.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...