segunda-feira, 19 de março de 2018

PAPELARIA E EX-GESTORES TERÃO QUE DEVOLVER QUASE R$50 MIL AO SAAE DE TRÊS PONTAS


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em sessão realizada na última sexta-feira, 15, determinou a devolução de R$ 48.613,91 (devidamente atualizado e acrescido de juros) aos cofres do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Três Pontas, no Sul de Minas. 

A restituição deverá ser feita pessoalmente e solidariamente pelo agente arrecadador de contas de consumo de água, Papelaria Central Ltda.; pelo diretor do SAAE à época da apuração do dano, Miguel Bertozzi Mesquita de Oliveira; e pelo então chefe administrativo e financeiro da autarquia, Júlio César da Silva. 

O voto do conselheiro relator Wanderley Ávila [foto] foi acompanhado pelos conselheiros Gilberto Diniz e José Alves Viana.

De acordo com o voto, faltou o “necessário controle sobre os lançamentos contábeis dos depósitos realizados à conta do SAAE” e, por isso, os repasses feitos pelo agente arrecadador estavam menores que os arrecadados. 

Os prejuízos foram apurados por meio de Tomada de Contas Especial instaurada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Três Pontas. 

Ainda de acordo com o voto, as “diferenças eram de conhecimento dos servidores da autarquia, que levaram o fato ao então chefe do setor administrativo e financeiro, Júlio César da Silva, que não tomou qualquer medida necessária à regularização das falhas encontradas.” 

Foi constatado ainda que, apesar disso, o contrato com a empresa estendeu-se até o final do exercício.

com assessoria

Nenhum comentário: