Pular para o conteúdo principal

CONCURSO DE ARTIGOS MUDA TRAJETÓRIA DE ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA

Vencedora do Prêmio ABDE-BID em 2017, universitária mineira recebe convite para participar de projeto em universidade na Coreia do Sul. Nova edição do concurso tem inscrições abertas até 22 de junho

No Brasil, muito se fala da necessidade de participação democrática nas decisões tomadas por gestores públicos e legisladores. 

A sociedade cobra espaços de fala para manifestar seu posicionamento, suas sugestões e ser ouvida como parte importante para o processo de desenvolvimento do país. Mas, o que você faria se este espaço existisse? 

Para Larissa Vieira, universitária de 22 anos, esse espaço foi sim devidamente ocupado, com opinião e ação na hora certa! A janela de oportunidade, à qual Larissa não pensou duas vezes em abrir, foi o Prêmio ABDE-BID 2017 que deu a ela uma nova perspectiva sobre si mesma e a própria carreira. 

Ao decidir se inscrever e participar do concurso, ela mostrou que há um caminho para contribuição social e que os concursos e premiações País afora devem ser olhados com atenção.

Estudante de Relações Econômicas Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Larissa foi uma das vencedoras da edição 2017 do Prêmio ABDE-BID de artigos, realizada no ano passado. 

“No início, não tive muita certeza de que poderia participar. Fui incentivada pelo meu professor João Prates Romero e, em uma semana, pegamos pesado para terminar o texto e inscreve-lo no concurso”, conta.

O artigo da estudante ficou em primeiro lugar na quarta edição do prêmio, na categoria Desenvolvimento em Debate. Intitulado “Estrutura Produtiva e Crescimento: uma análise comparativa de Brasil, Austrália e Canadá”, o texto fala da produção qualitativa de bens, para o crescimento do país e melhoria na divisão da renda per capita dos brasileiros.

Surpresa pela vitória, ela não tinha ideia das novidades que viriam a seguir. “Tudo foi muito intenso. Desde a publicação do meu artigo, passei a acreditar mais em mim”, explica. 

Larissa conta ainda que a repercussão dentro do campus foi grande e que passou a ser referência para colegas e professores, considerando a metodologia para construção do artigo e o tema tratado. 

Além de notoriedade em seu meio acadêmico e prêmio em dinheiro, o resultado também garantiu a ela o convite para a Sookmyung Women’s University, na Coreia do Sul, onde passará um mês estudando e participando de projetos acadêmicos.

Na avaliação da estudante, concursos como este da ABDE são importantes ferramentas para que todos possam contribuir com as pautas fundamentais que afetam todas as camadas sociais. 

“É uma chance de explorarmos mais o nosso potencial enquanto estamos nos preparando para a vida profissional. Uma possibilidade de crescimento, de ampliação de nossos interesses e de tornar materiais os nossos sonhos”, acredita.

O presidente da ABDE, Marco Aurélio Crocco, confirma a aproximação da ABDE aos temas relevante para o país com a ampliação da participação da sociedade. 

“O Prêmio ABDE-BID é uma oportunidade para que os cidadãos sejam parte do diálogo travado entre especialistas de vários setores da economia e gestores públicos. Eles saem da condição de expectadores e passam a ser percebidos como agentes atuantes e contributivos para o processo de desenvolvimento do país. É uma alternativa viável para que técnicos, estudantes, empresários e representantes de vários outros segmentos sociais tenham contato com temas que dizem respeito à nação inteira. Espero que neste ano, tenhamos boas sugestões e análises, como a apresentada pela Larissa (Vieira), concurso de 2017”, comenta Crocco.

Inscrições abertas -  A 5ª edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos tem inscrições abertas até o dia 22 de junho. Ainda há tempo. Organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o concurso espera receber artigos acadêmicos sobre os temas: “Desenvolvimento em Debate”, “Parcerias Público-Privadas: Desafios e Soluções” e “Desenvolvimento e cooperativismo de crédito”.

Aberto a todos os seguimentos da sociedade, das universidades, a institutos de pesquisa e interessados sem vínculo com instituições, a premiação busca unir diversos setores em prol do desenvolvimento. 

O primeiro colocado em cada categoria do Prêmio ABDE-BID de Artigos 2018 receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 8 mil, certificado, publicação em livro editado pela ABDE e resumo na revista Rumos, além de homenagem em evento organizado pela ABDE. Os segundos colocados serão agraciados com todas as distinções e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 4 mil.

A inscrição deve conter artigos que nunca tenham sido publicados em revistas ou livros, termo de autorização de uso e declaração de autoria – os modelos dos documentos estão no site www.abde.org.br. Os materiais devem ser enviados para o e-mail: premio@abde.org.br até 22 de junho de 2018.

Serviço
Edição 2018 do Prêmio ABDE-BID de Artigos
Inscrições: Entre 12/03/2018 e 22/06/2018
Informações: premio@abde.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.