quarta-feira, 11 de julho de 2018

LANÇADA REVISTA DE JORNALISMO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


A Diretoria de Comunicação (DCOM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desde 2017, tem obtido resultados positivos com o projeto de popularização da ciência organizado pelo Núcleo de Divulgação Científica, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

E, após meses de intenso trabalho foi possível o lançamento de mais um produto - a primeira revista de jornalismo científico da universidade: Ciência em Prosa. Uma revista semestral que irá concentrar algumas das pesquisas da instituição.

Atualmente, são mais de 1.300 projetos de pesquisa cadastrados na UFLA. Esse universo de investigação promove avanço no conhecimento, permite a identificação de soluções para problemas práticos e sociais, gera tecnologias e desafia criticamente concepções que precisam ser alteradas para que a humanidade siga seu curso em busca de um mundo melhor. 

Pesquisa, em médio ou longo prazo, gera inovação e novos produtos, que têm impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

E tão importante quanto fazer as pesquisas é divulgá-las, torná-las acessíveis. Se a pesquisa é financiada pela sociedade e busca, em última instância, atender às demandas dos cidadãos, é fundamental que o conhecimento científico chegue a todos, transpondo a linguagem dos periódicos científicos especializados e penetrando no dia a dia, suscitando o diálogo entre as pessoas.

Nenhum comentário: