Varginha, no Sul de Minas, levou o 1º lugar na Etapa Estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal no grupo de municípios de 50.001 a 300 mil habitantes.
O resultado foi divulgado nesta semana pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG).
O prêmio contempla cidades com iniciativas bem-sucedidas na área de saúde. São avaliados critérios como percentual de financiamento do município em saúde, política municipal de saúde, controle social, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde, vigilância em saúde bucal, desprecarização do trabalho profissional, remuneração e educação permanente.
Segundo aponta Vinício Rocha, da secretaria Municipal de Saúde, “este reconhecimento serve de incentivo para que continuemos neste caminho de uso adequado dos recursos públicos com austeridade e assertividade”.
Segundo ele, só para se ter uma idéia, somente este ano, foram inauguradas 5 novas Unidades Básicas de Saúde, todas dotadas de Consultórios Odontológicos, perfazendo um total de 14 gabinetes/cadeiras odontológicas instaladas.
“Só neste recorte é possível compreender como Varginha está na contramão do cenário nacional e como uma gestão eficiente é capaz de melhorar a qualidade de vida de uma população”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário