terça-feira, 30 de outubro de 2018

CONTROLE DE QUALIDADE NA MERENDA ESCOLAR ECONOMIZA ATÉ R$ 240 MIL EM EXTREMA


O slogan “Inovação e gestão de resultados” usado pela prefeitura de Extrema, no Sul de Minas, continua dando exemplos práticos. Mudanças no recebimento de hortifrútis usados na merenda escolar da rede municipal já estão gerando economia e melhora na qualidade dos alimentos.

Com o maior rigor no recebimento dos itens para a merenda escolar, a Secretaria de Educação vem obrigando os fornecedores a entregar produtos dentro do padrão de qualidade e na quantidade especificadas no contrato de compra.


Apenas em sete entregas, foram identificados diversos problemas a entrega de produtos como maçã, banana, mamão, que seriam consumidos pelas crianças. Com as mudanças, uma nutricionista analisa cada produto entregue e zela pela qualidade da merenda.

Num dos exemplos, 1.206 quilos de maçã foram devolvidos ao fornecedor por não estarem em condições de consumo pelas crianças. Em outro, no pedido de 60 quilos de banana, o fornecedor entrou 28 quilos a menos. Os problemas se repetiram no fornecimento de alho, acelga, tomate, abobrinha, entre outros.


São produtos de consumo diário pelas crianças e de importância nutritiva muito grande. Nesta Gestão, cada escola foi equipada com balanças para conferir o peso dos produtos recebidos.

Com a mudança, a economia gerada para o Município pode chegar a R$ 240 mil. As empresas foram notificadas no ato da entrega, os produtos de baixa qualidade foram devolvidos e os faltantes tiveram que ser repostos.

com assessoria

Nenhum comentário: