Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA CÂMARA DISCUTE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE


“Participação na sociedade democrática” foi o tema da segunda palestra do Seminário “Desafios da Atualidade”, realizada nesta quarta-feira, 21, no Auditório da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas. O evento contou com a participação de servidores da Câmara Municipal e de estudantes da Escola Estadual Godofredo Rangel.


O debate foi conduzido pelo professor Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Com experiência nas áreas de finanças, economia industrial e governança corporativa, o docente é doutor em Administração e atualmente cursa pós-doutorado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Em sua exposição inicial, o professor falou sobre diferentes modelos de gestão. Enquanto o modelo autogestionário compreende a ideia de um poder compartilhado e sem representações, o heterogestionário está ligado à lógica do poder vertical, dotado de representações e hierarquias.

Ao tratar da ausência de participação popular em questões fundamentais para uma sociedade democrática, Gabriel atribuiu essa realidade a fatores como descrença dos cidadãos em relação à classe política e falta de conhecimento de grande parte da população.

Em seguida, ao discutir mecanismos para ampliação e aprimoramento da participação, o professor lembrou que isso pode ser estimulado pela efetiva transparência de atos do poder público. Neste sentido, mais do que dar publicidade aos atos, é necessário que as pessoas sejam capazes de compreender os dados e informações apresentados. Para Gabriel, cidadãos com maiores níveis de informação e conhecimento estão aptos a exercer controle social e fiscalizar seus representantes, o que torna a gestão pública mais forte e legítima, além de dificultar práticas de corrupção.

O Seminário “Desafios da Atualidade” tem como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretendem estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.

A próxima palestra foi realizada ontem, sexta-feira, 23, às 15h30, e discutiu “Gestão da mudança”. A exposição ficou a cargo da professora e supervisora de RH da Total Alimentos, Maria Cristina Camargo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho