Pular para o conteúdo principal

CELLOS-MG LANÇA EDITAL DO PROJETO 'PROTAGONISMO LGBTI' PARA QUALIFICAR MILITANTES NA COMUNIDADE

Para fortalecer ações de movimentos sociais LGBTI em Minas Gerais, o projeto visa qualificar os membros da comunidade para ações de advocacy e controle social de políticas públicas

No ano que discussões sobre políticas públicas para a comunidade LGBTI estão mais evidentes, é de extrema importância a qualificação de militantes para a defesa dos direitos conquistados. Por conta disso, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) divulga nesta sexta-feira, 18, o edital do Projeto Protagonismo LGBTI.

Até o dia 31 de janeiro, a ONG estará em busca de representantes de todas as regiões de Minas Gerais para trabalhar a formação de novas lideranças, com metodologias especializadas em advocacy

O termo se refere a uma prática política feita por uma pessoa, organização ou grupo de pressão em instituições do sistema político, com a finalidade influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos para determinada demanda, no caso, que se refere à população LGBTI.

Após a seleção dos participantes do Projeto Protagonismo LGBTI, serão aplicados seminários divididos em duas etapas. A primeira será para a formação e a segunda para avaliação das ações desenvolvidas. 

Todos os processos formativos serão desenvolvidos em Belo Horizonte e o CELLOS-MG arcará com deslocamento, estadia e alimentação dos participantes durante o período. Serão 40 vagas, sendo 50% destinadas para pessoas travestis e transsexuais.

Para Bruno Alves, diretor do CELLOS-MG e coordenador do Projeto, essa ação terá ainda mais importância neste ano. “A formação dos militantes vem no mesmo momento que precisamos nos fortalecer como comunidade para nos protegermos das ameaças do Poder Executivo e de setores reacionários da nossa sociedade”, comentou. 

A expectativa dele é que o público LGBTI encontre pontos de apoio depois dos processos formativos.

O projeto tem a perspectiva de fortalecer a ação do movimentos, já que o Estado de Minas Gerais tem um vasto território e, por consequência, uma enorme variedade de realidades para o público LGBTI. Todas elas serão consideradas para que haja maior integração nas ações. 

Financiado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), o Projeto Protagonismo LGBTI faz parte de uma plataforma do CELLOS-MG para investimento da formação da militância em vários aspectos.

Confira o edital: http://cellosmg.org.br/protagonismo-lgbt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...