sexta-feira, 22 de março de 2019

RECURSOS HÍDRICOS: UninCor LANÇA E-BOOK PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Hoje, sexta-feira, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, a Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) lançará o e-book Sustentabilidade em Recursos Hídricos: O que você faz pelo seu rio?, uma publicação que reúne todo conhecimento e experiência adquirida durante o II Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, e que foi promovido pelo Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos. 

O lançamento é aberto ao público e será realizado às 15h30, no Salão Nobre da UninCor. De acordo com a coordenadora adjunta do programa de mestrado, Elisa Dias, o II Encontro Regional UninCor Sustentabilidade em Recursos Hídricos promoveu o debate acerca da sustentabilidade do meio ambiente e dos recursos hídricos, alinhado às duas linhas de pesquisa do programa de mestrado: monitoramento e manejo dos recursos hídricos e conservação ambiental.

“Contando com a presença de representantes do poder público, de comitês de bacias hidrográficas e do Ministério Público, que apresentaram seminários ao longo do evento e onde debateram os principais assuntos ligados à preservação dos recursos hídricos no país, a iniciativa culminou em um material amplamente rico em dados e estatísticas, e que poderá ser acessado gratuitamente por estudantes e interessados no tema”, analisa.  

A publicação também conta com trabalhos de jovens pesquisadores, alunos do ensino médio do Colégio Universitário de Aplicação da UninCor, que desenvolveram, ao longo do ano de 2018, projetos relacionados à temática ambiental. Os trabalhos foram realizados dentro das linhas de pesquisa do programa de mestrado e com a orientação de professores e alunos do programa.

O e-book está disponível no link 

O Dia Mundial da Água
Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 1993, o Dia Mundial da Água comemora este recurso natural como um elemento essencial para a vida e é parte da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para preservar esse recurso. 

A data é apresentada à sociedade como um quadro de discussão entre os países membros da ONU sobre a gestão que deve ser feita em relação à conservação dos recursos hídricos para o futuro, sendo que um de seus principais objetivos é gerar estratégias para melhorar as condições de vida das populações que enfrentam problemas relacionados à água como, por exemplo, potabilidade e fornecimento contínuo.

Nenhum comentário: