segunda-feira, 3 de junho de 2019

GUAXUPÉ TERÁ CENTRO SOCIOEDUCATIVO RESULTADO DE PARCERIA ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO

Unidade projetada para 24 vagas será a primeira de Minas construída dentro de um novo modelo idealizado pela atual gestão

Guaxupé, no Sul de Minas, vai ganhar um Centro Socioeducativo para internação de adolescentes em conflito com a lei. A unidade, projetada para 24 vagas, será a primeira do Estado construída dentro de um novo modelo idealizado por esta gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que une Prefeitura e Executivo Estadual em busca de soluções para jovens infratores.

Pela proposta, o Estado arca com a mão de obra dos agentes socioeducativos e é responsável pelo cumprimento da medida, segundo regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Já a Prefeitura faz a cessão de profissionais como dentistas e assistentes sociais - necessários ao cumprimento da internação, conforme determina o Sinase - e é responsável pela construção do espaço físico.

O novo modelo de Centro, que parte agora de uma parceria entre Prefeitura e Estado, está sendo chamado de Centro Municipal de Atendimento Integrado do Socioeducativo (CeMais). No local, segundo o acordo, poderão ser internados jovens em conflito com a lei da comarca de Guaxupé.

“A ideia é replicar este modelo, que está sendo fechado em Guaxupé, para outros municípios. Precisamos de parceiros para soluções, considerando, principalmente, a atual situação financeira do Estado”, ressalta o secretário do Estado de Segurança Pública, general Mario Araujo.

Para a cidade e seus moradores, a implantação do centro socioeducativo significará uma resposta imediata aos atos praticados por adolescentes que cometerem alguma infração. De acordo com o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, “a ruptura da trajetória infracional, a diminuição da violência e o aumento da sensação e segurança” também são resultados esperados a partir da implantação do CeMais.

No próximo mês, uma minuta do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Guaxupé e a Sesp será assinada. No segundo semestre, começam as obras do novo Centro Socioeducativo.

Nenhum comentário: