terça-feira, 16 de julho de 2019

PESQUISA APONTA QUE PREOCUPAÇÕES COM DÍVIDAS ASSOMBRAM 9 EM CADA 10 PESSOAS

Levantamento feito pelo serviço Negocia Fácil com Instituto Locomotiva analisa impacto das dívidas entre os brasileiros
José Moniz, head de Negócios Digitais do serviço de cobrança digital Negocia Fácil

O Brasil atravessa a pior crise de toda história, como consequência o cenário do desemprego chega a números alarmantes atingindo cerca de 13,2 milhões de trabalhadores segundo dados do IBGE. Com menos empregos, a renda do brasileiro fica comprometida, e por consequência, o pagamento de despesas, o que ocasiona a geração de dívidas, e a inadimplência.

De acordo com estudo que analisa o impacto das dívidas e da inadimplência na vida dos brasileiros, desenvolvido pelo Instituto Locomotiva em parceria com o serviço de cobrança digital Negocia Fácil, 57,9 milhões de brasileiros estão muito preocupados com dívidas em atraso.

As preocupações com dívidas assombram 9 em cada 10 devedores e quanto menor a renda, maior é a preocupação – 84% das pessoas de classe AB se preocupam muito com as dívidas, enquanto 94% das pessoas da classe C e 98% das classes DE têm a mesma preocupação.

Os impactos da dívida na população brasileira vão muito além de uma situação momentânea. O estudo aponta que 54,8 milhões de brasileiros têm o sono afetado, 54,1 milhões de brasileiros têm a sua autoestima afetada, 53,5 milhões de brasileiros têm o seu rendimento profissional afetado e 45,3 milhões de brasileiros têm o apetite afetado.

O head de Negócios Digitais do serviço Negocia Fácil, José Moniz, destaca que a parceria fechada com o Instituto Locomotiva mostra como a empresa já consagrada em cobrança digital está de fato interessada em entender o comportamento dos devedores e, dessa forma, aprimorar o atendimento a esse público. “Além do serviço de recuperação de crédito, nossa marca passa agora a se tornar um observatório das tendências dos consumidores inadimplentes. É algo inédito no mercado", avalia.

“A inadimplência tem um alto impacto não só no cotidiano de quem vivencia essa realidade; como na economia de modo geral. O brasileiro com as suas contas pagas vive melhor e é mais produtivo. A reação da nossa economia devolverá não só o poder de compra às pessoas, mas a sensação de dignidade, o bem-estar”, comenta Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Nenhum comentário: