quinta-feira, 1 de agosto de 2019

NAZARENO INVESTE NO TURISMO RURAL

Município aposta em seu potencial turístico e capacita servidores

Nazareno está entre os municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes que estão investindo na capacitação de novos Agentes de Turismo Rural na região. O curso, em seis módulos, já está em andamento, e dois servidores, inscritos pela prefeitura, se tornarão multiplicadores das técnicas e conhecimentos adquiridos. 

"O Turismo Rural é, sem dúvida alguma, um mercado muito promissor, que avança cada vez mais forte em Minas Gerais, e Nazareno não ficará de fora, temos atrativos únicos na região e vamos continuar investindo na área", afirma o prefeito José Heitor Guimarães de Carvalho.

Segundo o prefeito, a expectativa é que, após o curso, a dupla de servidores de Nazareno desenvolva entre a comunidade técnicas de turismo receptivo e de sensibilização para o potencial turístico do município. 

"Furnas, por exemplo, é um grande potencial em turismo e esportes aquáticos, são muitos quilômetros de represa à nossa disposição", divulga José Heitor destacando ainda as comunidades quilombolas, a forte cultura religiosa local, com tradição em congadas e folia de reis, além do rico artesanato e diversificada culinária de Nazareno.

"Aqui, em Nazareno, temos moda de viola, um bom queijo mineiro, goiabada cascão e cachaça da boa. Temos belas opções de passeio, à cavalo ou charrete, cachoeiras maravilhosas e casarões de fazendas centenárias. Somos um município abençoado", alegra-se o diretor de Cultura Gabriel Heitor Ribeiro, que faz a capacitação em São João del-Rei, ao lado da servidora Valdenice Adriana da Silva.

Potencial
Um dos primeiros passos para o desenvolvimento do turismo rural em Nazareno é definir os potenciais roteiros turísticos e identificar pessoas dispostas a ajudar o município a implantar e desenvolver projetos que atraiam o turista. Se você se identifica com essa proposta, é só entrar em contato com o Gabriel Heitor pelo telefone (35) 3842-1166 ou pelo e-mail cultura@nazareno.mg.gov.br. 

A participação é aberta para todos, tanto comunidade urbana como rural.

Sobre o curso
O curso de Agente de Turismo Rural é promovido numa parceria entre municípios da região, Sindicato dos Produtores Rurais de São João del-Rei, SENAR e Circuito Trilha dos Inconfidentes. O Objetivo principal é fortalecer e desenvolver o turismo rural nos municípios que fazem parte da Trilha dos Inconfidentes. 

Os módulos são mensais, tendo ocorrido em início de julho, o Módulo 1, com o tema Produtos e Serviços. 

Confira os demais temas e respectivos meses: Módulo 2, Segurança nas Atividades (Agosto); Módulo 3, Condução (23 a 27 de setembro); Módulo 4, Roteirização (21 a 25 de outubro); Módulo 5, Meios de Hospedagem e Alimentação ( 18 a 22 de novembro); Módulo 6, Comercialização ( 10 a 13 de dezembro).

com assessoria

Nenhum comentário: