quarta-feira, 4 de setembro de 2019

EM JORNAL REGIONAL, DOCENTES DA UNIFAL-MG DISCUTEM COMO COMBATER "FAKE NEWS"

Professor Layon Carlos Cézar, da UNIFAL-MG

As fake news são tema de destaque na atualidade. Em razão disso, docentes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) comentaram o assunto na reportagem exibida pelo jornal Bom dia Cidade, exibido pela EPTV Sul de Minas/TV Globo, nesta segunda-feira, 2.

O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Elias Gomes, defendeu a necessidade de uma educação que sirva como orientação para o uso das mídias. 

“Educar para consumir as mídias é uma forma de educar a população para que ela possa fazer um bom uso da informação”, comentou o docente. 

Para legitimar o consumo consciente, o professor Elias Gomes explicou a necessidade de se agir com prudência, paciência e pesquisa. Ou seja, desconfiar das notícias, não compartilhar tudo o que chega ao celular e verificar as informações em fontes confiáveis.

Na reportagem, o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Layon Carlos Cézar, também discutiu o assunto. “Muitas vezes as fake news têm uma roupagem muito bem elaborada, justamente para enganar as pessoas e não trazer o que é verdade nesse processo.”

A elaboração das notícias falsas é o que o “EPTV na escola” levou às escolas com a proposta “Quando a mentira parece verdade”, iniciativa que proporcionou a discussão, em aulas de redação, sobre as fake news.

 

Nenhum comentário: