terça-feira, 31 de dezembro de 2019

SERENA: A CAMPEÃ DAS CAMPEÃS DE LEITE DE SÃO JOÃO DEL-REI

Da Fazenda Viana, distrito do Cajuru, a vaca holandesa produziu 183 kg de leite em cinco ordenhas durante a exposição. Média por dia de 73 litros

Com 183 kg de leite em cinco ordenhas diárias, a vaca Serena foi a campeã dos torneios leiteiros organizados pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes, de julho a novembro de 2019.  

Seu proprietário é o produtor rural Hildefonso Rios Guimarães, da Fazenda Viana, no distrito de São Miguel do Cajuru. Foram duas ordenhas maiores e diárias com 73,2 litros cada uma. Da raça holandesa, Serena já deu três crias. Um quilo de leite, em média, equivale a 1,032 litro do produto.

A produção de leite somente em São João del-Rei e distritos, segundo levantamento do IBGE-2018, é de 50, 67 milhões de litros por ano, com cerca de 39,2 mil cabeças de gado. Cajuru é um dos cinco distritos do município. Os outros são Emboabas, Rio das Mortes, São Gonçalo do Amarante e São Sebastião da Vitória, todos com forte concentração da pecuária de leite, como a principal atividade econômica.

O Relatório de Atividades do Escritório Local da Emater, relativo a 2018, aponta uma produção média anual, do queijo Minas artesanal, de 10.950 unidades.  Mas o levantamento não indica a produção de outros derivados e de queijos finos. Afinal, são 19 laticínios registrados em toda a região.

O distrito
Cajuru fica a 36 km da cidade, sendo 27 km de asfalto e 9 km de terra. A  agropecuária é a principal atividade econômica do distrito. A maior atração turística é a igreja de São Miguel, construída no século XVIII, com destaque para a pintura do forro principal, de autoria do artista Joaquim José da Natividade, nascido em São João del-Rei, e com diversas obras espalhadas em igrejas mineiras. É discípulo e contemporâneo de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, considerado o maior pintor mineiro de todos os tempos.

com assessoria

Nenhum comentário: