sexta-feira, 26 de junho de 2020

PÁGINA DA UVZ OURO PRETO TRAZ FOTOS E O PERFIL DOS ANIMAIS QUE ANSEIAM POR UM NOVO LAR

Em muitos lugares, a procura por adoção de cães e gatos aumentou consideravelmente durante a quarentena, afinal, ter um um bichinho em casa alegra o ambiente e traz muitas alegrias. Mas, é importante que os novos tutores saibam que a adoção é um processo que deverá perdurar mesmo depois desse momento difícil que estamos passando. Não vale adotar agora para abandonar depois. É preciso considerar e avaliar bem diversos fatores, inclusive, a rotina dos moradores após o período de isolamento social.


Para aqueles que já pensaram bem e estão realmente decididos a assumir as responsabilidades envolvidas no ato de adotar um companheirinho ou companheirinha, segue essa dica: a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Bem-Estar Animal de Ouro Preto, na região Central de Minas, lançou recentemente uma página na internet onde é possível visualizar e conhecer um pouco da personalidade de vários cãezinhos que estão disponíveis para adoção.

Ouro Preto é uma das poucas prefeituras de Minas e do Brasil que oferece esse serviço. Para o diretor de Vigilância em Saúde, Ricardo Martins Fortes, o Portal da UVZ agrega as diversas ações de controle de zoonoses no município: “é um site bem funcional, que estreita a relação com a nossa população, pois além de possibilitar adoções, possui espaço para solicitação online de castrações gratuitas, resgate de cães abandonados, denúncias de maus tratos e até informar o desaparecimento de seu bichinho de estimação, além de permitir a qualquer cidadão se cadastrar como tutor temporário”.

Para Girley de Oliveira Almeida, responsável por esses serviços ofertados pela UVZ, há muitas formas da população atuar em favor dos cães e gatos que, hoje, vivem nas ruas em condições precárias. O novo site da UVZ Ouro Preto possui espaço para cadastro daqueles que abraçam essa causa e querem ajudar.

A unidade de vigilância de zoonoses, antes instalada em imóvel alugado e inadequado, hoje funciona em sede própria. Totalmente reestruturado e sob os cuidados da veterinária Bruna Carla Maciel Santana de Lima, o espaço dispõe de mesas cirúrgicas, máquinas de tosa, caixas de transportes e equipamentos para resgate, e oferece alimentação, medicamentos e insumos. Ali, os animais recebem lar temporário, são vacinados, vermifugados, esterilizados e devolvidos para o local de origem.

Além dos animais resgatados, o serviço de castração é ofertado também aos que já possuem seus lares, desde que os donos atendam a alguns critérios. Primeiramente, são atendidas as solicitações daqueles que recebem o benefício do bolsa-família ou comprovem baixa renda familiar. Aos que não atendem a esses critérios, os pedidos também podem ser atendidos, mas é preciso aguardar na fila de uma lista de disponibilidade.

Já os animais disponíveis para adoção no site da UVZ Ouro Preto, todos já foram castrados, vermifugados e imunizados com vacinas múltipla e antirrábica.

Visite o site e conheça, seu novo amiguinho ou amiguinha pode estar aqui: https://uvz.ouropreto.mg.gov.br

Nenhum comentário: