Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS REAFIRMA COMPROMISSO DA ALMG COM A TRANSPARÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO POPULAR

Em evento que reuniu chefes dos Poderes do Estado, presidente da Assembleia firmou parceria para reforçar combate à corrupção em órgãos públicos

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, nesta segunda-feira, 28, da abertura do 1º Seminário Mineiro de Integridade. No encontro, que reuniu chefes dos Poderes do Estado e autoridades de outras instituições, Agostinho Patrus destacou o compromisso da ALMG com a transparência, a participação popular e a fiscalização de políticas públicas.

O evento, que conta com uma intensa programação de palestras e debates virtuais até a próxima quarta-feira, 30, visa implementar um sistema de integridade em órgãos públicos mineiros que reforce meios de controle, investigação e punições para casos de corrupção, bem como, que estimule ações preventivas contra irregularidades.

“Diante de dificuldades impostas pela pandemia, nós ampliamos a participação virtual para que os mecanismos de transparência continuem disponíveis a toda população”, disse Agostinho Patrus. Ele destacou a importância do Assembleia Fiscaliza, iniciativa na qual gestores do Governo do Estado prestam contas das ações realizadas.

O presidente da Assembleia de Minas falou, também, sobre o papel da imprensa na divulgação de temas de interesse público. “À imprensa cabe a função primordial de dar alcance e visibilidade às informações, além de replicar e evidenciar as ações de controle que têm o intuito de monitorar atos do governo”, afirmou Agostinho Patrus.

No evento, foi assinado um protocolo de intenções para a criação da Rede Mineira de Integridade. Além da ALMG, também aderiram à iniciativa o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal de Contas do Estado e o Governo de Minas, por meio da Controladoria-Geral do Estado.

A Rede Mineira de Integridade tem o objetivo de ampliar o trabalho colaborativo e a ação coletiva para a difusão das condutas éticas na administração pública. Outras entidades, como universidades e organizações da sociedade civil, já manifestaram interesse em assinar o protocolo de intenções, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...