quinta-feira, 8 de outubro de 2020

DIVINÓPOLIS: REUNIÃO AVANÇA DISCUSSÃO PARA CRIAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

Eduardo Soares, presidente da FIEMG Regional CO, do Grupo Gestor e do SINDUSCON se reuniu com representantes da Prefeitura para tratar do assunto
Eduardo Soares, presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste

Foi realizada, na manhã de desta segunda-feira, 5, mais uma reunião para discutir a elaboração do Conselho Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES). O projeto de lei que constitui o plano foi entregue ao prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, em setembro. A expectativa é que o projeto seja aprovado antes das eleições e comece a vigorar em 2021.

Participaram do encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste e do Grupo Gestor, Eduardo Soares; o Presidente do Sindicato dos Contadores de Divinópolis (SINCONDIV), Sérgio Bebiano; a secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Flávia Mateus Gontijo D´Alessandro e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Nogueira. De acordo com Eduardo Soares, o grupo deve se reunir mais uma vez antes da redação final do projeto.


O documento foi desenvolvido pelas entidades do Grupo Gestor, com apoio e contribuição do SEBRAE-MG e, dentre outras demandas, prevê a criação de um Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FUNDES).

De acordo com Eduardo Soares, o conselho se difere dos demais já existentes uma vez que é um órgão deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal. “O que propomos com esse conselho é uma gestão colaborativa com o Prefeito, independente de quem assumir o Executivo a partir do próximo ano”, enfatizou.

O presidente da FIEMG destacou também que o Plano de Desenvolvimento é uma estratégia para fomentar a economia que já existe e funciona em diversas cidades com importantes resultados. “Com ele podemos trabalhar equilíbrio das contas públicas municipais, fomentar atividades econômicas e potencializar atividades que precisam ser desenvolvidas a partir de oportunidades de negócios. É uma forma de administração moderna, que ouve a voz da cidade, que estará muito bem representada em todos os setores”, finalizou.

Com um viés focado no desenvolvimento e infraestrutura, o COMDES será divididos em 3 bancadas: Bancada do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil, com membros indicados pelo Prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras.

Nenhum comentário: