terça-feira, 13 de julho de 2021

MUSEU DE CAXAMBU: EXPOSIÇÃO CONTA HISTÓRIA DA FAMÍLIA LEVENHAGEN


A exposição “A imigração alemã no Brasil: Memórias e histórias da família Levenhagen em Caxambu” está aberta ao público no Museu Histórico e Genealógico de Caxambu, no Circuito das Águas.

A abertura oficial aconteceu no dia 9 de julho, com presença de autoridades e convidados. A subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais Milena Pedrosa cortou a fita inaugural. Na oportunidade o prefeito de Caxambu Diogo Curi, o secretário municipal de Turismo Filipe Condé e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem prestigiaram o evento, que contou ainda com presença de membros da família Levenhagen, equipe da Secretaria de Cultura e Turismo e convidados.


“A exposição visa fomentar a cultura local, conforme direcionamento do Plano Municipal de Cultura e estimular as famílias a contarem suas histórias em forma de exposição no Museu Histórico e Genealógico de Caxambu”- explicou a curadora Mariana Gravina Prates Junqueira, diretora de Cultura da Prefeitura de Caxambu.

A exposição “A imigração alemã no Brasil: Memórias e histórias da família Levenhagen em Caxambu” é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura, o Museu Histórico e Genealógico e a família Levenhagen, que procurou a Secretaria de Cultura e Turismo e disponibilizou seu acervo familiar, histórico e artístico, contando as memórias vividas pela família em Caxambu desde a imigração da Alemanha.

Todo o acervo exposto pertence ao médico Bruno Levenhagen, que empenhou esforços para que a exposição fosse realizada. O Museólogo responsável é o historiador Paulo Roberto Paranhos Silva.

“Essa parceria contou com a infraestrutura do Museu Histórico e Genealógico, a pesquisa da curadoria em conjunto ao Conselho do Museu, e financiamento particular da família Levenhagem, o que tornou possível a exposição", explicou Mariana.

Ainda segundo a diretora de Cultura, é intuito da Secretaria de Turismo e Cultura difundir a possibilidade para que as famílias caxambuenses possam contar suas histórias, memórias e mostrar seus acervos para a sociedade local e visitantes, corroborando com a missão do Museu em contar a genealogia da cidade.

O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu funciona de terça a domingo, sendo de terça a sábado das 08h às 17h e no domingo das 08h às 12h.

Nenhum comentário: