terça-feira, 28 de setembro de 2021

CÔNSUL GERAL DA ESPANHA APOIA CANDIDATURA DE CAXAMBU A PATRIMÔNIO DA UNESCO


O município de Caxambu, no Circuito das Águas, foi representado pelo chefe do Executivo Diogo Curi na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em reunião com o cônsul geral da Espanha para MG, SP e RJ, Luiz Prados Covarrubias, para tratar de assuntos referentes a projetos de preservação do Patrimônio Histórico e Artístico e da Proteção das Águas Minerais de Caxambu.

Na oportunidade foi solicitado ainda o apoio do cônsul à candidatura de Caxambu a Patrimônio da UNESCO e possíveis parcerias com a União Europeia. O encontro foi intermediado e presenciado pelo professor Carlos Fernando Delphin, representante no Brasil do Internacional Council on Sites and Monuments (ICOMOS).

Também estiveram presentes o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chaufun Junior, o ex-reitor e atual assessor da Reitoria, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Caxambu, Amaro Gadbem, além de Isabelle Cury, arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante as apresentações que abordaram outros diversos temas de interesse da região, aconteceu a doação da coleção de livros de Botânica “Flora de la real Expedition Botanica del Nuevo Reino de Granada” para a UFLA.

Em sua fala, o professor Carlos Delphin destacou o evento Caxambu 120 anos que acontecerá no dia 30 de setembro e o apoio a implantação de um local dedicado ao cultivo e exposição de ampla diversidade de plantas município.

Luiz Prados Covarrubias também se dispôs a ajudar na criação de um Jardim Botânico em Caxambu.

Nenhum comentário: